15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre árvore genealógica

1. Criação de uma Árvore Genealógica Familiar

Nesta atividade, os alunos devem criar uma árvore genealógica de sua própria família. Eles podem utilizar cartolina, canetas coloridas e fotos para ilustrar os membros da família. Essa atividade promove a identificação e o reconhecimento das relações familiares, além de estimular a pesquisa sobre a história familiar. Habilidade BNCC: EF15CG02.

2. Entrevista com os Avós

Os alunos podem entrevistar seus avós ou outros membros mais velhos da família para coletar informações sobre a história familiar. Eles devem registrar as histórias e, em seguida, apresentar suas descobertas para a turma. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e valorização da memória familiar. Habilidade BNCC: EF15CG03.

3. Mapa de Relações

Os alunos devem criar um mapa que represente as relações familiares, utilizando símbolos e cores diferentes para cada tipo de relação (pais, avós, tios, etc.). Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão das dinâmicas familiares. Habilidade BNCC: EF15CG01.

4. Linha do Tempo Familiar

Os alunos podem elaborar uma linha do tempo que represente eventos importantes da história de sua família, como casamentos, nascimentos e falecimentos. Essa atividade ajuda a desenvolver a noção de tempo e a importância dos eventos familiares. Habilidade BNCC: EF15HI01.

5. Pesquisa sobre Nomes e Sobrenomes

Nesta atividade, os alunos devem pesquisar a origem de seus nomes e sobrenomes, buscando entender o significado e a história por trás deles. Essa atividade promove a pesquisa e a valorização da identidade cultural. Habilidade BNCC: EF15LP02.

6. Criação de um Livro de Histórias da Família

Os alunos podem criar um livro que compile histórias e relatos de diferentes membros da família, ilustrando cada história com desenhos ou fotos. Essa atividade estimula a escrita e a criatividade, além de promover o vínculo familiar. Habilidade BNCC: EF15LP03.

7. Apresentação Oral sobre a Família

Os alunos devem preparar uma apresentação oral sobre a história de sua família, incluindo informações sobre os membros, tradições e costumes. Essa atividade desenvolve habilidades de oratória e autoconfiança. Habilidade BNCC: EF15LP04.

8. Jogo de Perguntas sobre a Família

Os alunos podem criar um jogo de perguntas e respostas sobre suas famílias, onde cada um deve adivinhar informações sobre os outros. Essa atividade promove a interação e o conhecimento mútuo entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15EF01.

9. Criação de um Álbum de Família

Os alunos podem montar um álbum de família, incluindo fotos, recortes e anotações sobre cada membro. Essa atividade estimula a organização e a criatividade, além de ser uma forma de preservar a memória familiar. Habilidade BNCC: EF15LP05.

10. Debate sobre a Importância da Família

Os alunos podem participar de um debate sobre a importância da família na sociedade, discutindo diferentes estruturas familiares e suas funções. Essa atividade desenvolve habilidades de argumentação e respeito às diversidades. Habilidade BNCC: EF15CI01.

11. Criação de um Mural Familiar

Os alunos podem criar um mural que represente a diversidade das famílias na sala de aula, incluindo fotos e informações sobre cada uma. Essa atividade promove a inclusão e a valorização das diferenças. Habilidade BNCC: EF15ET01.

12. Estudo de Casos de Famílias Históricas

Os alunos podem pesquisar sobre famílias históricas e suas contribuições para a sociedade, apresentando suas descobertas em sala de aula. Essa atividade estimula a pesquisa e o conhecimento histórico. Habilidade BNCC: EF15HI02.

13. Criação de Cartões Postais da Família

Os alunos podem criar cartões postais que representem momentos importantes de suas famílias, utilizando desenhos e textos. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR01.

14. Dramatização de Histórias Familiares

Os alunos podem dramatizar histórias contadas por seus familiares, criando pequenas peças teatrais. Essa atividade desenvolve a expressão corporal e a criatividade, além de valorizar a oralidade. Habilidade BNCC: EF15AR02.

15. Criação de um Blog da Família

Os alunos podem criar um blog onde compartilham histórias, fotos e informações sobre suas famílias. Essa atividade estimula o uso da tecnologia e a comunicação digital. Habilidade BNCC: EF15TE01.