15 Ideias de Atividades (BNCC) nova ortografia

1. Jogo de Palavras Cruzadas

Uma atividade que estimula o raciocínio lógico e a ortografia correta das palavras. Os alunos podem criar suas próprias palavras cruzadas utilizando vocabulário relacionado ao conteúdo estudado. Essa atividade pode ser adaptada para diferentes disciplinas, como Língua Portuguesa e História. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem desenvolver histórias em quadrinhos que abordem temas relevantes do currículo, como a importância da preservação ambiental ou a história do Brasil. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, além de permitir a prática da nova ortografia. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Debate sobre Temas Atuais

Organizar um debate em sala de aula sobre temas atuais, como a saúde mental ou a importância da diversidade, permite que os alunos pratiquem a argumentação e a escuta ativa. Essa atividade também pode incluir a pesquisa prévia sobre o tema, promovendo o uso correto da ortografia. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos educativos sobre temas abordados em sala de aula, utilizando a nova ortografia e apresentando informações de forma clara e objetiva. Essa atividade estimula o trabalho em grupo e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Jogo de Rimas

Uma atividade lúdica onde os alunos devem criar rimas com palavras que seguem a nova ortografia. Essa atividade pode ser feita em grupos e estimula a criatividade, além de ajudar na fixação do conteúdo. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Redação Criativa

Os alunos podem ser desafiados a escrever uma redação criativa sobre um tema específico, utilizando a nova ortografia. Essa atividade ajuda a desenvolver a escrita e a argumentação, além de permitir a expressão pessoal. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Mapa Conceitual

Os alunos podem criar mapas conceituais sobre um tema estudado, utilizando palavras-chave que seguem a nova ortografia. Essa atividade ajuda na organização do pensamento e na visualização de conceitos interligados. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Jogo de Memória com Palavras

Uma atividade que consiste em criar um jogo de memória utilizando palavras que seguem a nova ortografia. Os alunos podem trabalhar em duplas ou grupos, promovendo a interação e o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Entrevista com Profissionais

Os alunos podem realizar entrevistas com profissionais de diferentes áreas, preparando perguntas que utilizem a nova ortografia. Essa atividade estimula a pesquisa e a prática da oralidade. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Criação de Blog

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas experiências e aprendizados, utilizando a nova ortografia. Essa atividade promove a escrita, a criatividade e a reflexão sobre o que aprenderam. Habilidade BNCC: EF15LP10.