15 Ideias de Atividades (BNCC) educação infantil nível 3

1. Pintura com os Dedos

A atividade de pintura com os dedos é uma forma divertida e sensorial de estimular a criatividade das crianças. Os alunos podem usar tintas de diferentes cores para criar suas obras de arte, explorando texturas e formas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03CG03, que propõe a exploração de diferentes materiais e técnicas artísticas.

2. Contação de Histórias

A contação de histórias é uma prática essencial para o desenvolvimento da linguagem e da imaginação. Os professores podem escolher contos clássicos ou criar histórias originais, envolvendo as crianças na narrativa. Essa atividade atende à habilidade BNCC EI03EF01, que incentiva a escuta e a interpretação de histórias.

3. Jogo de Memória com Palavras

O jogo de memória é uma excelente maneira de trabalhar o vocabulário e a memória das crianças. Os alunos podem criar pares de cartões com palavras e imagens, promovendo a associação entre elas. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI03EF02, que busca desenvolver a linguagem oral e escrita.

4. Atividades de Classificação

As atividades de classificação ajudam as crianças a desenvolverem o raciocínio lógico e a percepção de categorias. Os alunos podem classificar objetos por cor, forma ou tamanho, promovendo a observação e a comparação. Essa prática está alinhada à habilidade BNCC EI03MA01, que envolve a organização e a classificação de objetos.

5. Dança e Movimento

A dança e o movimento são fundamentais para o desenvolvimento motor das crianças. Os professores podem criar coreografias simples ou promover danças livres, permitindo que os alunos expressem suas emoções. Essa atividade atende à habilidade BNCC EI03EF05, que valoriza a expressão corporal e a dança.

6. Experimentos com Água

Os experimentos com água são uma forma divertida de introduzir conceitos de ciências. As crianças podem explorar a flutuação, a mistura de cores e a temperatura da água. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI03CN01, que propõe a observação e a experimentação de fenômenos naturais.

7. Criação de Máscaras

A confecção de máscaras é uma atividade que estimula a criatividade e a expressão artística. Os alunos podem usar materiais recicláveis para criar suas próprias máscaras, promovendo a consciência ambiental. Essa prática está alinhada à habilidade BNCC EI03CG04, que incentiva a criação artística com diferentes materiais.

8. Jogos de Roda

Os jogos de roda são ótimas atividades para promover a interação social e a coordenação motora. As crianças podem cantar e brincar em grupo, desenvolvendo habilidades de cooperação. Essa atividade atende à habilidade BNCC EI03EF03, que valoriza a convivência e o respeito mútuo.

9. Atividades de Jardinagem

A jardinagem é uma excelente forma de ensinar sobre a natureza e a importância das plantas. As crianças podem plantar sementes e acompanhar seu crescimento, desenvolvendo a responsabilidade e o cuidado. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI03CN02, que propõe a observação e o cuidado com o meio ambiente.

10. Criação de Histórias em Quadrinhos

A criação de histórias em quadrinhos estimula a criatividade e a narrativa visual. Os alunos podem desenhar e criar diálogos, desenvolvendo suas habilidades de escrita e ilustração. Essa atividade atende à habilidade BNCC EI03EF04, que busca promover a produção de textos e a expressão artística.