15 Ideias de Atividades (BNCC) leitura e interpretação de texto ensino médio

1. Análise de Poemas

Os alunos devem escolher um poema de um autor brasileiro e realizar uma análise crítica, identificando os principais elementos literários, como metáforas, rimas e temas. Essa atividade está alinhada à habilidade EML-9-1, que envolve a análise de diferentes gêneros textuais.

2. Debate sobre Temas Sociais

Organizar um debate em sala de aula sobre um tema social abordado em um texto literário. Os alunos devem ler o texto previamente e preparar argumentos. Essa atividade atende à habilidade EML-9-3, que trata da argumentação e do posicionamento crítico.

3. Criação de Resenhas

Os estudantes devem escrever uma resenha sobre um livro lido, destacando a trama, personagens e a mensagem do autor. Essa atividade se relaciona com a habilidade EML-9-7, que envolve a produção de textos de diferentes gêneros.

4. Interpretação de Charges

Os alunos devem interpretar uma charge, discutindo o contexto histórico e social que a envolve. Essa atividade está ligada à habilidade EML-9-5, que aborda a leitura e interpretação de textos não literários.

5. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os estudantes devem criar uma história em quadrinhos baseada em um conto ou novela lida em sala. Essa atividade estimula a criatividade e está alinhada à habilidade EML-9-6, que envolve a produção de textos visuais.

6. Análise de Crônicas

Os alunos devem ler e analisar crônicas, identificando o estilo do autor e a crítica social presente. Essa atividade se relaciona com a habilidade EML-9-4, que trata da leitura crítica de textos diversos.

7. Produção de Podcasts

Os estudantes devem produzir um podcast discutindo um tema literário ou uma obra específica. Essa atividade está alinhada à habilidade EML-9-8, que envolve a produção de textos orais e audiovisuais.

8. Jogo de Perguntas e Respostas

Realizar um jogo de perguntas e respostas sobre um livro lido, incentivando a interpretação e a memorização dos detalhes da obra. Essa atividade atende à habilidade EML-9-2, que envolve a compreensão de textos lidos.

9. Criação de Blog Literário

Os alunos devem criar um blog onde publiquem resenhas e análises de obras literárias. Essa atividade se relaciona com a habilidade EML-9-9, que envolve a produção de textos digitais.

10. Leitura Dramática

Os estudantes devem realizar uma leitura dramática de uma peça de teatro, explorando a interpretação de personagens e a encenação. Essa atividade está alinhada à habilidade EML-9-10, que envolve a leitura e interpretação de textos teatrais.

11. Mapa Conceitual de Temas

Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre os temas principais de uma obra lida, relacionando personagens e eventos. Essa atividade atende à habilidade EML-9-11, que envolve a organização de informações.

12. Análise de Filmes Baseados em Livros

Os estudantes devem assistir a um filme baseado em um livro e comparar as duas narrativas, discutindo as diferenças e semelhanças. Essa atividade se relaciona com a habilidade EML-9-12, que envolve a análise de diferentes mídias.

13. Criação de Fanzines

Os alunos devem criar um fanzine sobre um autor ou obra literária, incluindo resenhas, ilustrações e entrevistas. Essa atividade está alinhada à habilidade EML-9-13, que envolve a produção de textos colaborativos.

14. Estudo de Gêneros Textuais

Os estudantes devem pesquisar e apresentar diferentes gêneros textuais, explicando suas características e exemplos. Essa atividade atende à habilidade EML-9-14, que envolve o reconhecimento de gêneros textuais.

15. Criação de Diários de Leitura

Os alunos devem manter um diário de leitura, registrando suas impressões e reflexões sobre os textos lidos ao longo do semestre. Essa atividade se relaciona com a habilidade EML-9-15, que envolve a reflexão sobre a leitura.