15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre cultura afrodescendente

1. Roda de Conversa sobre Cultura Afrodescendente

Promova uma roda de conversa onde os alunos possam compartilhar suas percepções sobre a cultura afrodescendente. Utilize a habilidade BNCC EF15AR01, que aborda a valorização da diversidade cultural. Os alunos podem trazer objetos, músicas ou histórias que representem suas vivências e a cultura afro. Essa atividade estimula o respeito e a empatia entre os estudantes.

2. Pesquisa sobre Personalidades Afrodescendentes

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre personalidades afrodescendentes que se destacaram em diversas áreas, como arte, ciência e política. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15HI01, que incentiva a pesquisa histórica. Os alunos podem apresentar suas descobertas em forma de cartazes ou apresentações, promovendo o conhecimento sobre a contribuição afrodescendente na sociedade.

3. Criação de um Mural Cultural

Desenvolva um mural na escola que represente a cultura afrodescendente. Os alunos podem trazer imagens, textos e símbolos que representem essa cultura. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15AR02, que trata da expressão artística. O mural pode ser uma forma de celebrar a diversidade e promover a inclusão na escola.

4. Oficina de Danças Afro-Brasileiras

Organize uma oficina de danças afro-brasileiras, como o samba de roda ou o maracatu. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15AR03, que aborda a importância da dança na cultura. Os alunos aprenderão sobre os ritmos e a história por trás dessas danças, além de desenvolverem habilidades motoras e de trabalho em grupo.

5. Leitura de Livros sobre Cultura Afrodescendente

Selecione uma lista de livros que abordem a cultura afrodescendente e promova sessões de leitura em sala de aula. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP01, que incentiva a leitura e interpretação de textos. Após a leitura, os alunos podem discutir as histórias e suas mensagens, promovendo a reflexão crítica.

6. Criação de Poemas e Contos

Incentive os alunos a escreverem poemas ou contos inspirados na cultura afrodescendente. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15LP02, que aborda a produção textual. Os alunos podem compartilhar suas criações em um sarau, promovendo a valorização da literatura afro-brasileira e a expressão artística.

7. Estudo de Músicas Afro-Brasileiras

Realize um estudo sobre músicas afro-brasileiras, analisando suas letras e contextos históricos. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15AR04, que trata da apreciação musical. Os alunos podem discutir a importância da música na cultura afrodescendente e até mesmo realizar uma apresentação musical.

8. Visita a Museus ou Exposições

Organize uma visita a museus ou exposições que abordem a cultura afrodescendente. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15HI02, que incentiva a exploração de espaços culturais. Os alunos terão a oportunidade de vivenciar a cultura de forma prática e interativa, enriquecendo seu conhecimento.

9. Criação de um Documentário

Proponha que os alunos criem um documentário sobre a cultura afrodescendente, abordando temas como tradições, festas e personalidades. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15CI01, que incentiva a pesquisa e a produção de conteúdos audiovisuais. Os alunos poderão trabalhar em grupo, desenvolvendo habilidades de colaboração e comunicação.

10. Debates sobre Racismo e Inclusão

Promova debates sobre racismo e inclusão, abordando a importância da cultura afrodescendente na sociedade. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15ET01, que trata da ética e cidadania. Os alunos poderão discutir suas opiniões e experiências, promovendo um ambiente de respeito e aprendizado mútuo.