15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre quantidade

1. Contagem de Objetos no Ambiente Escolar

Uma atividade prática que envolve a contagem de objetos presentes na sala de aula, como lápis, livros e cadernos. Os alunos devem agrupar os objetos por categorias e contar quantos há em cada grupo. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF01MA01, que aborda a contagem e a comparação de quantidades.

2. Jogo de Dados com Números

Utilizando dados, os alunos podem jogar e somar os números que saem. A atividade pode ser feita em duplas ou grupos, onde cada um deve registrar suas somas e comparar com os colegas. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF01MA02, que trata da adição e subtração de quantidades.

3. Criação de Gráficos de Barras

Os alunos podem coletar dados sobre a quantidade de frutas que cada um trouxe para a escola e, em seguida, criar gráficos de barras para representar essas informações. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF02MA12, que envolve a representação de dados em gráficos.

4. Jogo da Memória com Números

Crie um jogo da memória com cartões que contenham números e quantidades representadas por imagens. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, ajudando a desenvolver a noção de quantidade e a habilidade de reconhecimento numérico. Essa atividade está ligada à habilidade BNCC EF01MA03.

5. Atividade de Classificação de Objetos

Os alunos devem classificar objetos de acordo com suas quantidades, tamanhos ou cores. Essa atividade estimula a observação e a comparação, alinhando-se à habilidade BNCC EF02MA04, que trata da classificação de elementos.

6. Contagem de Passos

Realizar uma caminhada pela escola e contar quantos passos cada aluno dá. Ao final, os alunos podem comparar suas contagens e discutir sobre as diferenças. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF02MA01, que envolve a contagem e a comparação de quantidades.

7. Bingo de Números

Organize um jogo de bingo onde os alunos devem marcar os números que são chamados. Essa atividade é uma forma divertida de praticar a identificação e a contagem de números, alinhando-se à habilidade BNCC EF01MA02.

8. Criação de Histórias com Números

Pedir aos alunos que criem pequenas histórias que envolvam quantidades, como “Eu tenho 3 maçãs e 2 bananas”. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação prática dos números, alinhando-se à habilidade BNCC EF02MA03.

9. Atividade de Compras

Simular uma situação de compras onde os alunos devem usar dinheiro fictício para comprar itens com preços variados. Essa atividade ajuda a entender a relação entre quantidades e valores, alinhando-se à habilidade BNCC EF02MA05.

10. Desenho de Grupos de Quantidades

Os alunos devem desenhar grupos de objetos que representem diferentes quantidades, como 5 estrelas ou 3 árvores. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão de quantidades, alinhando-se à habilidade BNCC EF01MA04.

11. Caça ao Tesouro com Números

Organizar uma caça ao tesouro onde as pistas envolvem resolver problemas de quantidade para encontrar o próximo local. Essa atividade promove a resolução de problemas e a contagem, alinhando-se à habilidade BNCC EF02MA06.

12. Música e Números

Usar músicas que envolvam números e quantidades, onde os alunos devem cantar e acompanhar com gestos que representem as quantidades mencionadas. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF01MA05, que trata da relação entre música e matemática.

13. Atividade de Comparação de Quantidades

Os alunos devem trazer diferentes tipos de embalagens (como caixas de cereal, garrafas, etc.) e comparar as quantidades que elas contêm. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02MA07, que envolve a comparação de quantidades.

14. Criação de Cartazes com Números

Pedir aos alunos que criem cartazes que representem diferentes números e quantidades, usando recortes de revistas ou desenhos. Essa atividade estimula a criatividade e a visualização de números, alinhando-se à habilidade BNCC EF01MA06.

15. Experimentos com Água

Realizar experimentos simples com água, onde os alunos devem medir diferentes quantidades usando copos ou recipientes. Essa atividade ajuda a entender a noção de volume e quantidade, alinhando-se à habilidade BNCC EF02MA08.