15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre alimentação e saúde para educação infantil

1. Montando um Prato Saudável

Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a importância de uma alimentação balanceada. Utilizando pratos de papel, as crianças poderão recortar e colar imagens de diferentes alimentos, organizando-os em grupos como frutas, verduras, proteínas e grãos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que aborda a identificação de alimentos saudáveis.

2. Jogo da Memória dos Alimentos

Os alunos irão participar de um jogo da memória com cartas que representam diferentes alimentos. O objetivo é que as crianças encontrem os pares e aprendam sobre as características de cada alimento. Essa atividade estimula a memória e a associação, alinhando-se à habilidade EF15LP02, que envolve a identificação de alimentos e suas propriedades.

3. Plantando uma Horta

Os alunos poderão participar do plantio de uma horta na escola. Cada criança ficará responsável por cuidar de uma planta, aprendendo sobre o ciclo de vida dos vegetais e a importância de consumir alimentos frescos. Esta atividade está relacionada à habilidade EF15LP03, que trata da relação entre alimentação e saúde.

4. Oficina de Receitas Saudáveis

Nesta atividade, os alunos irão criar receitas saudáveis utilizando ingredientes variados. Com a supervisão de um adulto, as crianças poderão preparar lanches nutritivos, aprendendo sobre a importância de uma alimentação equilibrada. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15LP04, que aborda a elaboração de receitas e a escolha de ingredientes saudáveis.

5. Contação de Histórias sobre Alimentação

Os professores poderão contar histórias que abordem a importância da alimentação saudável. As crianças poderão discutir os personagens e suas escolhas alimentares, refletindo sobre hábitos saudáveis. Essa atividade se alinha à habilidade EF15LP05, que envolve a interpretação de textos e a reflexão sobre hábitos alimentares.

6. Desenho do Alimento Favorito

Cada aluno deverá desenhar seu alimento favorito e apresentar para a turma, explicando por que gosta dele e quais benefícios traz à saúde. Essa atividade estimula a expressão artística e a comunicação, alinhando-se à habilidade EF15LP06, que trata da expressão de opiniões e sentimentos.

7. Visita a um Mercado ou Feira

Os alunos poderão visitar um mercado ou feira local para conhecer diferentes tipos de alimentos. Durante a visita, poderão fazer perguntas aos vendedores e aprender sobre a origem dos alimentos. Esta atividade está relacionada à habilidade EF15LP07, que envolve a pesquisa e a exploração de diferentes contextos alimentares.

8. Jogo de Adivinhação de Alimentos

Os alunos participarão de um jogo onde deverão adivinhar o alimento apenas pelo sabor ou cheiro, utilizando vendas para os olhos. Essa atividade estimula os sentidos e a curiosidade, alinhando-se à habilidade EF15LP08, que trata da exploração sensorial dos alimentos.

9. Criação de Cartazes sobre Alimentação

Os alunos poderão criar cartazes informativos sobre a pirâmide alimentar, destacando a importância de cada grupo de alimentos. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15LP09, que envolve a produção de textos e a divulgação de informações.

10. Música e Dança sobre Alimentação

Os alunos poderão criar uma música ou dança que fale sobre a importância de comer frutas e verduras. Essa atividade promove a expressão corporal e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15LP10, que trata da expressão artística e da valorização da cultura alimentar.