15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre poesia para educação infantil

1. Leitura de Poemas Ilustrados

Uma atividade que estimula a imaginação das crianças é a leitura de poemas ilustrados. Os professores podem selecionar poemas curtos e ilustrativos, que sejam adequados à faixa etária. Durante a leitura, é importante incentivar os alunos a observar as imagens e relacioná-las com o texto. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que envolve a apreciação de diferentes gêneros textuais.

2. Criação de Poemas em Grupo

Dividir a turma em pequenos grupos para criar poemas coletivos é uma excelente maneira de promover a colaboração e a criatividade. Cada grupo pode escolher um tema e, juntos, elaborar versos que representem suas ideias. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15LP02, que propõe a produção de textos em diferentes formatos e gêneros.

3. Poesia com Sons da Natureza

Os alunos podem explorar a sonoridade da natureza e criar poemas que incorporem esses sons. Para isso, o professor pode levar as crianças a um passeio ao ar livre, onde elas poderão ouvir e registrar os sons que mais chamam a atenção. Após a atividade, cada aluno pode escrever um poema inspirado nesses sons, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP03.

4. Jogo de Rimas

Um jogo de rimas pode ser uma forma divertida de trabalhar com a musicalidade da poesia. Os alunos podem formar duplas e, a partir de uma palavra inicial, devem encontrar rimas que se encaixem. Essa atividade estimula a criatividade e a linguagem, atendendo à habilidade BNCC EF15LP04, que envolve o reconhecimento de rimas e ritmos.

5. Poesia em Movimento

Transformar poemas em pequenas encenações é uma forma de dar vida às palavras. Os alunos podem escolher um poema e criar uma apresentação que inclua gestos e movimentos que representem o conteúdo. Essa atividade promove a expressão corporal e está alinhada à habilidade BNCC EF15AR01, que envolve a expressão artística.

6. Poemas com Materiais Recicláveis

Os alunos podem criar um mural de poesia utilizando materiais recicláveis. Cada criança pode trazer itens de casa e, em sala de aula, criar um poema visual. Essa atividade estimula a criatividade e a consciência ambiental, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR02, que propõe a utilização de diferentes materiais na produção artística.

7. Poesia e Música

Integrar poesia e música é uma maneira eficaz de engajar os alunos. O professor pode escolher músicas que tenham letras poéticas e, em seguida, discutir os temas e as emoções presentes. Os alunos podem, então, criar suas próprias letras de músicas inspiradas em poemas, atendendo à habilidade BNCC EF15LP05.

8. Caça-Palavras de Poemas

Uma atividade lúdica que pode ser realizada é a criação de um caça-palavras com palavras de poemas conhecidos. Os alunos podem trabalhar em grupos para encontrar as palavras e, ao final, discutir o significado de cada uma delas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP06, que envolve a leitura e interpretação de diferentes textos.

9. Poesia e Desenho

Após a leitura de um poema, os alunos podem desenhar o que entenderam ou sentiram. Essa atividade ajuda a desenvolver a interpretação e a expressão artística, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR03, que propõe a criação de obras a partir de referências textuais.

10. Poesia em Cartões

Os alunos podem criar cartões com poemas que eles mesmos escreveram ou que escolheram. Esses cartões podem ser trocados entre os colegas, promovendo a leitura e a apreciação da poesia. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15LP07, que envolve a produção e circulação de textos.