15 Ideias de Atividades (BNCC) português instrumental

15 Ideias de Atividades (BNCC) Português Instrumental

A primeira ideia de atividade é a “Análise de Textos Publicitários”. Os alunos devem selecionar anúncios de revistas ou sites e analisar os elementos linguísticos e persuasivos utilizados. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP01, que aborda a análise de diferentes gêneros textuais e suas características.

A segunda atividade é a “Produção de Cartas ao Editor”. Os estudantes devem escrever cartas sobre temas atuais, expressando suas opiniões e argumentos. Essa prática desenvolve a habilidade EF15LP02, que foca na produção de textos argumentativos e na organização das ideias.

A terceira proposta é a “Criação de Blog Pessoal”. Os alunos podem criar um blog sobre um tema de interesse, publicando textos que reflitam suas opiniões e pesquisas. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15LP03, que incentiva a produção de textos em diferentes plataformas digitais.

A quarta ideia é a “Leitura e Interpretação de Crônicas”. Os alunos devem ler crônicas de autores brasileiros e discutir os contextos sociais e culturais abordados. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP04, que envolve a interpretação de textos literários e não literários.

A quinta atividade é a “Debate sobre Temas Contemporâneos”. Os alunos devem pesquisar e debater sobre questões atuais, desenvolvendo a habilidade de argumentação e oratória, conforme a habilidade EF15LP05, que trata da construção de argumentos e do respeito à diversidade de opiniões.

A sexta proposta é a “Produção de Resenhas Críticas”. Os estudantes devem ler livros ou assistir a filmes e produzir resenhas que analisem as obras. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15LP06, que envolve a produção de textos críticos e reflexivos.

A sétima ideia é a “Criação de Podcasts”. Os alunos podem gravar episódios sobre temas de interesse, desenvolvendo habilidades de comunicação oral e escrita. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP07, que foca na produção de textos orais e na utilização de recursos tecnológicos.

A oitava atividade é a “Análise de Letras de Música”. Os alunos devem escolher letras de músicas e analisar os temas, figuras de linguagem e contextos sociais. Essa proposta está alinhada com a habilidade EF15LP08, que envolve a interpretação de diferentes formas de expressão artística.

A nona ideia é a “Criação de Jornais Escolares”. Os estudantes podem produzir um jornal com notícias, entrevistas e crônicas, desenvolvendo a habilidade de escrita e trabalho em equipe, conforme a habilidade EF15LP09, que trata da produção de textos informativos.

A décima atividade é a “Oficina de Escrita Criativa”. Os alunos devem participar de dinâmicas que estimulem a criatividade na produção de contos e poesias. Essa prática se relaciona com a habilidade EF15LP10, que incentiva a criação literária e a expressão pessoal.

A décima primeira proposta é a “Análise de Discurso Político”. Os alunos devem estudar discursos de políticos e analisar as estratégias de persuasão utilizadas, alinhando-se à habilidade EF15LP11, que envolve a análise crítica de discursos e suas implicações sociais.

A décima segunda ideia é a “Criação de Vídeos Educativos”. Os estudantes podem produzir vídeos explicativos sobre conteúdos estudados, desenvolvendo habilidades de comunicação e tecnologia, conforme a habilidade EF15LP12, que foca na produção de textos multimídia.

A décima terceira atividade é a “Leitura de Obras Clássicas”. Os alunos devem ler e discutir obras da literatura clássica brasileira, desenvolvendo a interpretação e a crítica literária, alinhando-se à habilidade EF15LP13, que envolve a análise de textos literários.

A décima quarta proposta é a “Elaboração de Projetos de Pesquisa”. Os alunos podem desenvolver projetos sobre temas de interesse, realizando pesquisas e apresentando os resultados, conforme a habilidade EF15LP14, que incentiva a pesquisa e a produção de conhecimento.

A décima quinta ideia é a “Participação em Feiras de Ciências”. Os estudantes podem apresentar projetos que envolvam a pesquisa e a comunicação de resultados, alinhando-se à habilidade EF15LP15, que trata da apresentação de trabalhos e da comunicação científica.