15 Ideias de Atividades (BNCC) As Tranças de Bintou

1. Leitura e Interpretação do Livro

Inicie a atividade com a leitura do livro “As Tranças de Bintou”. Após a leitura, promova uma discussão em sala sobre os temas abordados, como amizade, diversidade cultural e identidade. Os alunos podem ser incentivados a compartilhar suas próprias experiências relacionadas ao tema, desenvolvendo habilidades de comunicação e empatia. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Produção de Texto Criativo

Peça aos alunos que escrevam uma carta para Bintou, contando sobre suas próprias tradições e costumes. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão escrita, além de promover a reflexão sobre a diversidade cultural. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Criação de Tranças

Organize uma atividade prática onde os alunos aprendem a fazer tranças, inspirados no título do livro. Essa atividade pode ser realizada com materiais como lã ou fita, promovendo a coordenação motora e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR03.

4. Mapa Cultural

Os alunos podem criar um mapa cultural da sua comunidade, destacando as tradições e costumes locais. Essa atividade ajuda a desenvolver a consciência cultural e a valorização da diversidade. Habilidade BNCC: EF15GE01.

5. Debate sobre Diversidade

Promova um debate em sala de aula sobre a importância da diversidade cultural, utilizando como base os ensinamentos do livro. Os alunos podem ser divididos em grupos para discutir diferentes perspectivas, desenvolvendo habilidades de argumentação e respeito ao próximo. Habilidade BNCC: EF15LP04.

6. Atividade de Artes Visuais

Incentive os alunos a criar uma ilustração que represente uma cena do livro. Essa atividade estimula a expressão artística e a interpretação visual, permitindo que os alunos explorem sua criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR01.

7. Roda de Conversa

Realize uma roda de conversa onde os alunos compartilham suas tradições familiares. Essa atividade promove a oralidade e a escuta ativa, além de fortalecer os laços entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP03.

8. Jogo de Perguntas e Respostas

Crie um jogo de perguntas e respostas sobre o livro e seus temas. Os alunos podem trabalhar em grupos, promovendo a colaboração e o aprendizado em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP05.

9. Criação de um Diário de Bordo

Peça aos alunos que mantenham um diário de bordo durante a leitura do livro, registrando suas impressões e aprendizados. Essa atividade estimula a reflexão e a escrita, além de ajudar os alunos a organizarem suas ideias. Habilidade BNCC: EF15LP06.

10. Apresentação de Projetos

Os alunos podem desenvolver um projeto sobre uma tradição cultural que conhecem e apresentá-lo para a turma. Essa atividade promove a pesquisa, a organização de informações e a apresentação oral, habilidades essenciais para o desenvolvimento acadêmico. Habilidade BNCC: EF15GE02.