15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre consciência negra para educação infantil

1. Contação de Histórias sobre Personalidades Negras

Utilizar livros que abordam a vida e a obra de personalidades negras é uma excelente forma de introduzir o tema da consciência negra. Os alunos podem ouvir histórias sobre figuras como Zumbi dos Palmares e Maria Firmina dos Reis, promovendo discussões sobre suas contribuições para a sociedade. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que envolve a apreciação e a análise de diferentes gêneros textuais.

2. Criação de Cartazes sobre a Cultura Afro-Brasileira

Os alunos podem criar cartazes que representem elementos da cultura afro-brasileira, como danças, músicas e culinária. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de promover o respeito à diversidade cultural. A habilidade BNCC EF02HI01 é contemplada, pois envolve a identificação e valorização das culturas afro-brasileiras.

3. Atividades de Artes Visuais com Temática Afro

Propor que as crianças realizem pinturas ou colagens inspiradas na arte africana ou afro-brasileira. Essa atividade não só desenvolve a habilidade artística, mas também a consciência cultural. A habilidade BNCC EF15AR01 é atendida, pois envolve a apreciação e a criação de obras de arte.

4. Danças e Ritmos Afro-Brasileiros

Ensinar danças tradicionais afro-brasileiras, como o samba de roda ou o maracatu, pode ser uma forma divertida de celebrar a cultura negra. Além de promover a atividade física, essa prática ajuda a desenvolver a coordenação motora e o respeito pela diversidade. A habilidade BNCC EF15EF01 é contemplada, que envolve a prática de atividades corporais.

5. Jogos e Brincadeiras Tradicionais

Resgatar jogos e brincadeiras tradicionais de origem africana é uma maneira lúdica de ensinar sobre a cultura negra. Os alunos podem aprender brincadeiras como o “pular corda” com rimas que falam sobre a história afro-brasileira. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15EF02, que envolve a valorização das tradições culturais.

6. Roda de Conversa sobre Racismo e Preconceito

Promover uma roda de conversa onde os alunos possam discutir questões relacionadas ao racismo e preconceito é fundamental para a formação de uma consciência crítica. Essa atividade pode ser guiada por um professor e deve respeitar a faixa etária dos alunos. A habilidade BNCC EF12CI01 é abordada, que envolve a reflexão sobre a diversidade e a convivência social.

7. Criação de um Mural Coletivo

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um mural que represente a diversidade cultural e étnica do Brasil. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a valorização das diferenças. A habilidade BNCC EF02HI02 é contemplada, que envolve a construção de uma identidade cultural coletiva.

8. Exposição de Filmes e Documentários

Exibir filmes ou documentários que abordem a temática da consciência negra pode ser uma forma eficaz de sensibilizar os alunos. Após a exibição, uma discussão pode ser realizada para refletir sobre os conteúdos apresentados. A habilidade BNCC EF15LP02 é atendida, que envolve a análise crítica de diferentes mídias.

9. Atividades de Leitura e Escrita

Propor atividades de leitura e escrita que abordem a história e a cultura afro-brasileira é essencial para desenvolver a consciência crítica dos alunos. Os alunos podem escrever cartas ou diários fictícios de personagens históricos. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a produção de textos diversos.

10. Visitas a Museus ou Centros Culturais

Organizar visitas a museus ou centros culturais que abordem a história e a cultura afro-brasileira pode enriquecer o aprendizado dos alunos. Essa experiência prática ajuda a consolidar o conhecimento adquirido em sala de aula. A habilidade BNCC EF15HI03 é contemplada, que envolve a valorização do patrimônio cultural.