15 Ideias de Atividades (BNCC) berçário 1 meio ambiente

1. Plantando Sementes

Nesta atividade, os alunos do berçário 1 poderão aprender sobre o ciclo de vida das plantas. Os professores podem trazer diferentes tipos de sementes e permitir que as crianças as plantem em pequenos vasos. Essa atividade não só ensina sobre o meio ambiente, mas também desenvolve a coordenação motora. Habilidade BNCC: EI01CG01.

2. Coleta de Lixo

Os alunos serão levados a um espaço externo para coletar lixo. Com a supervisão dos professores, as crianças aprenderão sobre a importância da reciclagem e da preservação do meio ambiente. Essa atividade promove a conscientização ambiental desde cedo. Habilidade BNCC: EI01CG02.

3. Criando um Jardim

Os professores podem criar um pequeno jardim na escola onde as crianças possam participar do plantio de flores e ervas. Essa atividade ensina sobre a biodiversidade e a importância das plantas para o meio ambiente. Habilidade BNCC: EI01CG03.

4. Observação da Natureza

Levar os alunos para um passeio ao ar livre, onde poderão observar árvores, plantas e animais. Os professores podem incentivar as crianças a desenhar o que veem, estimulando a criatividade e a conexão com a natureza. Habilidade BNCC: EI01CG04.

5. Experiência com Água

Os alunos podem participar de uma atividade que envolva a observação do ciclo da água. Usando recipientes transparentes, os professores podem demonstrar a evaporação e a condensação, explicando como a água é essencial para a vida. Habilidade BNCC: EI01CG05.

6. Reciclagem de Materiais

Os professores podem trazer materiais recicláveis e propor que as crianças criem novos objetos, como brinquedos ou arte. Essa atividade ensina sobre a reutilização e a importância de reduzir o lixo. Habilidade BNCC: EI01CG06.

7. Contação de Histórias Ambientais

Realizar sessões de contação de histórias que abordem temas ambientais. Os professores podem escolher livros que falem sobre a natureza, animais e a importância da preservação, estimulando o interesse das crianças. Habilidade BNCC: EI01LP01.

8. Música e Dança sobre a Natureza

Os professores podem ensinar músicas e danças que falem sobre o meio ambiente. Essa atividade ajuda as crianças a se expressarem e a aprenderem sobre a natureza de forma lúdica e divertida. Habilidade BNCC: EI01EF01.

9. Experimentos com Plantas

Realizar pequenos experimentos, como observar o crescimento de uma planta em diferentes condições (luz, água, solo). Essa atividade ajuda as crianças a entenderem as necessidades básicas das plantas. Habilidade BNCC: EI01CG07.

10. Criação de Cartazes sobre o Meio Ambiente

Os alunos podem criar cartazes que promovam a preservação do meio ambiente. Os professores podem ajudar na elaboração de mensagens e imagens, estimulando a criatividade e a consciência ambiental. Habilidade BNCC: EI01LP02.

11. Jogo de Memória com Animais

Os professores podem criar um jogo de memória com imagens de animais e seus habitats. Essa atividade ajuda as crianças a aprenderem sobre a fauna e a importância de preservar os habitats naturais. Habilidade BNCC: EI01CG08.

12. Visita a um Parque

Organizar uma visita a um parque local onde as crianças possam explorar a natureza. Durante a visita, os professores podem explicar sobre a flora e fauna local, promovendo a apreciação do meio ambiente. Habilidade BNCC: EI01CG09.

13. Atividade de Pintura com Tintas Naturais

Os professores podem ensinar as crianças a fazer tintas naturais usando frutas e vegetais. Essa atividade não só é divertida, mas também ensina sobre a origem dos materiais e a importância de usar produtos naturais. Habilidade BNCC: EI01AR01.

14. Construção de Comedouros para Pássaros

Os alunos podem participar da construção de comedouros para pássaros utilizando materiais recicláveis. Essa atividade ensina sobre a importância de cuidar dos animais e como podemos ajudar a fauna local. Habilidade BNCC: EI01CG10.

15. Observação do Tempo

Os professores podem ensinar as crianças a observar e registrar as condições climáticas ao longo da semana. Essa atividade ajuda a desenvolver a curiosidade sobre o clima e suas mudanças, além de promover a observação do ambiente. Habilidade BNCC: EI01CG11.