15 Ideias de Atividades (BNCC) arte barroca ensino médio

1. Análise de Obras de Arte Barroca

Os alunos podem escolher uma obra de arte barroca e realizar uma análise detalhada, considerando aspectos como a técnica utilizada, as cores, a composição e o contexto histórico. Essa atividade pode ser enriquecida com a pesquisa sobre o artista e a sua influência na época. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR01).

2. Criação de Painéis Temáticos

Os estudantes podem criar painéis temáticos que abordem diferentes aspectos da arte barroca, como suas características, principais artistas e obras. Essa atividade pode ser realizada em grupos, promovendo a colaboração e a troca de ideias. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR02).

3. Representação Teatral de Obras Barrocas

Os alunos podem escolher uma obra barroca e representá-la em uma encenação teatral, explorando os sentimentos e a mensagem que a obra transmite. Essa atividade estimula a criatividade e a interpretação. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR03).

4. Debate sobre a Influência da Arte Barroca

Promover um debate em sala de aula sobre a influência da arte barroca na cultura contemporânea. Os alunos podem pesquisar e apresentar argumentos sobre como elementos barrocos ainda estão presentes na arte atual. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR04).

5. Produção de Vídeos sobre Arte Barroca

Os estudantes podem produzir vídeos curtos que expliquem características da arte barroca, utilizando recursos visuais e sonoros. Essa atividade pode ser compartilhada nas redes sociais da escola, promovendo a divulgação do conhecimento. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR05).

6. Visita Virtual a Museus

Organizar uma visita virtual a museus que possuem acervos de arte barroca. Os alunos podem fazer anotações e discutir as obras vistas, relacionando-as com o conteúdo estudado em sala. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR06).

7. Criação de Obras Inspiradas no Barroco

Os alunos podem criar suas próprias obras de arte inspiradas no estilo barroco, utilizando diferentes técnicas e materiais. Essa atividade estimula a expressão artística e a compreensão das características do estilo. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR07).

8. Estudo da Música Barroca

Os estudantes podem pesquisar sobre a música barroca, ouvindo composições de artistas como Bach e Vivaldi. A atividade pode incluir a análise das emoções transmitidas pela música e sua relação com a arte visual da época. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR08).

9. Criação de Blog sobre Arte Barroca

Os alunos podem criar um blog onde compartilham informações, análises e opiniões sobre a arte barroca. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita e pesquisa, além de promover a troca de conhecimento. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR09).

10. Exposição de Trabalhos sobre Barroco

Organizar uma exposição na escola com os trabalhos realizados pelos alunos sobre a arte barroca. Essa atividade pode incluir painéis, obras de arte e apresentações orais, promovendo a valorização do conhecimento adquirido. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR10).