15 Ideias de Atividades (BNCC) para criança surda

1. Jogo de Mímica com Palavras

Uma atividade divertida que estimula a comunicação não verbal e a expressão corporal. Os alunos podem formar grupos e escolher palavras ou frases que devem ser representadas através de mímica. Essa atividade não só promove a interação social, mas também ajuda na compreensão de conceitos. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Contação de Histórias em Libras

Utilizar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para contar histórias é uma excelente maneira de envolver crianças surdas. Os professores podem usar livros ilustrados e narrar a história em Libras, incentivando os alunos a participarem e até mesmo a criarem suas próprias narrativas. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Atividades de Artes Visuais

Promover atividades de artes visuais, como pintura e colagem, permite que as crianças expressem suas emoções e pensamentos de maneira criativa. Os professores podem propor temas que estejam relacionados ao cotidiano dos alunos, facilitando a conexão com o conteúdo. Habilidade BNCC: EF15AR01.

4. Jogos de Associação de Imagens e Palavras

Essa atividade consiste em associar imagens a palavras escritas ou em Libras. Os alunos podem trabalhar em duplas ou grupos, o que estimula a colaboração e a troca de ideias. Essa prática ajuda na ampliação do vocabulário e na compreensão de conceitos. Habilidade BNCC: EF15LP03.

5. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes sobre temas variados, utilizando imagens e textos em Libras. Essa atividade estimula a pesquisa e a organização de informações, além de promover a criatividade. Os cartazes podem ser expostos na sala de aula, valorizando o trabalho dos alunos. Habilidade BNCC: EF15LP04.

6. Atividades de Música e Ritmo

Incorporar música e ritmo nas aulas pode ser uma forma eficaz de engajar as crianças surdas. Os professores podem utilizar instrumentos musicais e promover atividades de dança, onde os alunos podem sentir as vibrações da música e se expressar livremente. Habilidade BNCC: EF15AR02.

7. Jogos de Tabuleiro Adaptados

Os jogos de tabuleiro podem ser adaptados para incluir elementos visuais e táteis, permitindo que as crianças surdas participem ativamente. Essa atividade promove o raciocínio lógico e a socialização entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15MA01.

8. Atividades de Culinária

Realizar atividades de culinária é uma forma prática de ensinar medidas, ingredientes e processos. Os alunos podem seguir receitas simples, utilizando sinais em Libras para descrever os passos. Essa atividade promove a autonomia e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15MA02.

9. Teatro de Fantoches

O teatro de fantoches é uma atividade lúdica que permite que os alunos criem suas próprias histórias e personagens. Os professores podem incentivar a utilização de Libras durante as apresentações, promovendo a expressão artística e a comunicação. Habilidade BNCC: EF15AR03.

10. Atividades de Jardinagem

Incluir atividades de jardinagem no currículo escolar é uma excelente maneira de ensinar sobre a natureza e a responsabilidade. Os alunos podem plantar sementes e cuidar das plantas, utilizando sinais em Libras para descrever o processo. Habilidade BNCC: EF15CI01.

11. Caça ao Tesouro com Pistas em Libras

Organizar uma caça ao tesouro onde as pistas são dadas em Libras é uma maneira divertida de estimular a leitura e a interpretação. Os alunos podem trabalhar em grupos, promovendo a colaboração e o raciocínio lógico. Habilidade BNCC: EF15LP05.

12. Criação de Vídeos em Libras

Os alunos podem criar vídeos curtos onde apresentam temas de interesse em Libras. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de comunicação, além de permitir que os alunos compartilhem suas produções com a turma. Habilidade BNCC: EF15LP06.

13. Jogos de Memória com Sinais

Desenvolver um jogo de memória utilizando cartões com imagens e sinais em Libras é uma forma eficaz de reforçar o aprendizado. Os alunos podem jogar em duplas, promovendo a interação e a memorização. Habilidade BNCC: EF15LP07.

14. Atividades de Leitura Compartilhada

Realizar sessões de leitura compartilhada, onde o professor lê em voz alta e utiliza Libras, é uma excelente maneira de incentivar o gosto pela leitura. Os alunos podem discutir as histórias e expressar suas opiniões. Habilidade BNCC: EF15LP08.

15. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples em sala de aula pode despertar a curiosidade dos alunos. Os professores podem explicar os conceitos utilizando Libras, tornando a ciência acessível e interessante. Habilidade BNCC: EF15CI02.