15 Ideias de Atividades (BNCC) de português do ensino médio

1. Análise de Poemas

Os alunos devem escolher um poema de um autor brasileiro e realizar uma análise crítica, abordando aspectos como tema, estilo e recursos literários. Essa atividade desenvolve a habilidade de interpretação e análise de textos, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP01.

2. Criação de Contos

Os estudantes são desafiados a escrever um conto original, utilizando elementos narrativos como personagens, enredo e ambiente. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da escrita, correspondendo à habilidade BNCC EF15LP02.

3. Debate sobre Literatura

Organizar um debate em sala de aula sobre um livro lido coletivamente, onde os alunos devem defender suas opiniões e argumentos. Essa atividade promove a argumentação e o pensamento crítico, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP03.

4. Produção de Resenhas

Os alunos devem produzir uma resenha crítica de um livro ou filme, abordando aspectos como enredo, personagens e mensagem. Essa atividade desenvolve a habilidade de síntese e análise, conforme a habilidade BNCC EF15LP04.

5. Estudo de Gêneros Textuais

Os alunos devem pesquisar e apresentar diferentes gêneros textuais, como crônicas, contos e poesias, explicando suas características e finalidades. Essa atividade promove o conhecimento sobre a diversidade textual, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP05.

6. Criação de Blog Literário

Os estudantes são incentivados a criar um blog onde possam publicar suas reflexões sobre livros lidos, poesias e contos. Essa atividade estimula a escrita e a interação digital, correspondendo à habilidade BNCC EF15LP06.

7. Análise de Crônicas

Os alunos devem escolher uma crônica de um autor contemporâneo e realizar uma análise, discutindo o contexto social e cultural. Essa atividade desenvolve a habilidade de interpretação crítica, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP07.

8. Produção de Poesias

Os estudantes são desafiados a escrever poesias sobre temas livres, explorando diferentes formas e estilos. Essa atividade estimula a expressão artística e a criatividade, conforme a habilidade BNCC EF15LP08.

9. Leitura Dramática

Os alunos devem escolher uma peça de teatro e realizar uma leitura dramática em sala, explorando a interpretação de personagens e a construção de diálogos. Essa atividade promove a oralidade e a expressão corporal, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP09.

10. Análise de Músicas

Os estudantes devem escolher uma música de sua preferência e analisar a letra, discutindo temas, metáforas e a mensagem transmitida. Essa atividade desenvolve a interpretação e a análise crítica, conforme a habilidade BNCC EF15LP10.

11. Criação de Vídeos Literários

Os alunos são incentivados a criar vídeos curtos onde apresentam suas opiniões sobre livros ou autores, utilizando recursos audiovisuais. Essa atividade estimula a criatividade e a comunicação, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP11.

12. Jogo de Perguntas sobre Literatura

Os estudantes devem criar um jogo de perguntas e respostas sobre obras literárias estudadas, promovendo a revisão de conteúdos de forma lúdica. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a pesquisa, conforme a habilidade BNCC EF15LP12.

13. Estudo de Autores Clássicos

Os alunos devem pesquisar sobre um autor clássico da literatura brasileira e apresentar suas principais obras e contribuições. Essa atividade promove o conhecimento histórico e literário, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP13.

14. Criação de Cartazes Literários

Os estudantes são desafiados a criar cartazes que representem visualmente um livro ou autor, utilizando imagens e textos. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão visual, conforme a habilidade BNCC EF15LP14.

15. Discussão sobre Adaptações Literárias

Os alunos devem assistir a um filme baseado em um livro e discutir as diferenças entre as duas obras, analisando como a narrativa foi adaptada. Essa atividade desenvolve a comparação e a análise crítica, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP15.