15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre seres vivos e seres não vivos

1. Observação de Seres Vivos e Não Vivos

Organize uma atividade em que os alunos possam observar diferentes seres vivos, como plantas e animais, e seres não vivos, como pedras e água. Os alunos devem registrar suas observações em um caderno, descrevendo as características de cada um. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF02CI01, que propõe a observação de fenômenos naturais.

2. Classificação de Seres Vivos

Proponha uma atividade em que os alunos classifiquem diferentes seres vivos em grupos, como mamíferos, aves, répteis, etc. Utilize imagens ou brinquedos para facilitar a identificação. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF02CI02, que aborda a classificação de seres vivos.

3. Experimento com Plantas

Realize um experimento simples de crescimento de plantas, onde os alunos plantam sementes em diferentes condições (luz, água, solo). Eles devem registrar o crescimento ao longo do tempo, relacionando com a habilidade BNCC EF02CI03, que trata das necessidades dos seres vivos.

4. Criação de um Herbário

Os alunos podem coletar folhas de diferentes plantas e criar um herbário. Cada folha deve ser identificada com o nome da planta e suas características. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF02CI04, que envolve a identificação de seres vivos em seu habitat.

5. Jogo de Memória com Seres Vivos e Não Vivos

Crie um jogo de memória com cartões que representem seres vivos e não vivos. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a identificação e classificação. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF02CI05, que propõe a comparação entre seres vivos e não vivos.

6. Montagem de Ecossistemas

Os alunos podem montar maquetes de diferentes ecossistemas, incluindo seres vivos e não vivos. Eles devem explicar a importância de cada elemento no ecossistema. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF02CI06, que aborda as interações entre os seres vivos e o ambiente.

7. Criação de Histórias em Quadrinhos

Proponha que os alunos criem histórias em quadrinhos que envolvam seres vivos e não vivos, destacando suas características e interações. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF02CI07, que incentiva a expressão de ideias sobre o mundo natural.

8. Experiência com Água e Solo

Realize uma experiência para mostrar a diferença entre água e solo, onde os alunos podem observar a absorção e a retenção de água. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF02CI08, que envolve a investigação de propriedades de materiais.

9. Visita a um Parque ou Jardim Botânico

Organize uma visita a um parque ou jardim botânico, onde os alunos possam observar diversos seres vivos em seu habitat natural. Eles devem fazer anotações sobre o que aprenderam, alinhando-se à habilidade BNCC EF02CI09, que propõe a exploração de ambientes naturais.

10. Criação de um Diário de Campo

Os alunos podem manter um diário de campo, registrando suas observações sobre seres vivos e não vivos ao longo de um mês. Eles devem incluir desenhos e descrições detalhadas, atendendo à habilidade BNCC EF02CI10, que incentiva a documentação de experiências científicas.