15 Ideias de Atividades (BNCC) ciências ensino fundamental I

15 Ideias de Atividades (BNCC) Ciências Ensino Fundamental I

1. Experimento com Plantas: Os alunos podem realizar um experimento simples para observar o crescimento de plantas em diferentes condições de luz. Eles devem plantar sementes em copos plásticos, colocando-os em locais com diferentes níveis de iluminação. A atividade está alinhada à habilidade EF02CI01, que envolve a observação e registro de fenômenos naturais.

2. Construção de um Terrário: Os estudantes podem criar um terrário em sala de aula, utilizando materiais recicláveis. Essa atividade permite que eles aprendam sobre ecossistemas e a importância da água, alinhando-se à habilidade EF03CI02, que trata da relação entre os seres vivos e o meio ambiente.

3. Experiência com Água e Solubilidade: Proponha que os alunos testem a solubilidade de diferentes substâncias em água, como sal, açúcar e areia. Eles devem registrar suas observações e discutir os resultados, desenvolvendo a habilidade EF04CI03, que envolve a investigação de propriedades de materiais.

4. Observação do Ciclo da Água: Os alunos podem criar um ciclo da água em uma maquete, utilizando materiais como papel celofane e algodão. Essa atividade ajuda a compreender o ciclo hidrológico e está relacionada à habilidade EF05CI04, que aborda os processos naturais da água.

5. Estudo dos Animais e Seus Habitats: Os alunos devem pesquisar diferentes animais e seus habitats, criando cartazes informativos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02CI03, que envolve a identificação de características dos seres vivos e suas interações com o ambiente.

6. Experimento de Magnetismo: Proponha que os alunos explorem o magnetismo utilizando ímãs e objetos do dia a dia. Eles devem registrar quais materiais são atraídos e quais não são, desenvolvendo a habilidade EF03CI04, que envolve a investigação de fenômenos físicos.

7. Construção de um Sistema Solar em Miniatura: Os alunos podem criar um modelo do sistema solar utilizando bolas de isopor e tinta. Essa atividade ajuda a entender a posição dos planetas e está alinhada à habilidade EF05CI05, que trata do sistema solar e seus componentes.

8. Experiência com o Som: Proponha que os alunos criem instrumentos musicais simples, como chocalhos e tambores, e explorem como o som é produzido. Essa atividade está relacionada à habilidade EF04CI06, que envolve a investigação de fenômenos sonoros.

9. Observação de Insetos: Os alunos podem coletar insetos no pátio da escola e observar suas características. Eles devem desenhar e descrever os insetos, alinhando-se à habilidade EF02CI07, que envolve a observação e descrição de seres vivos.

10. Experiência de Reação Química: Proponha uma atividade onde os alunos misturam vinagre e bicarbonato de sódio para observar a reação. Eles devem registrar suas observações e discutir o que aconteceu, desenvolvendo a habilidade EF04CI08, que envolve a investigação de reações químicas.

11. Criação de um Diário de Observação da Natureza: Os alunos podem manter um diário onde registram suas observações sobre a natureza ao longo de um mês, incluindo plantas, animais e mudanças climáticas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF03CI09, que envolve a observação sistemática do meio ambiente.

12. Experiência com a Flutuação: Proponha que os alunos testem diferentes objetos para ver quais flutuam e quais afundam em água. Eles devem registrar suas descobertas e discutir os princípios de densidade, alinhando-se à habilidade EF04CI10, que envolve a investigação de propriedades físicas.

13. Estudo sobre Reciclagem: Os alunos podem pesquisar sobre a importância da reciclagem e criar uma campanha de conscientização na escola. Essa atividade está relacionada à habilidade EF05CI11, que trata da relação entre consumo e sustentabilidade.

14. Experiência com a Temperatura: Proponha que os alunos meçam a temperatura de diferentes líquidos e registrem as variações. Eles devem discutir como a temperatura afeta os estados físicos da matéria, alinhando-se à habilidade EF03CI12, que envolve a investigação de fenômenos térmicos.

15. Criação de um Mapa de Recursos Naturais: Os alunos podem criar um mapa que mostre os recursos naturais da região onde vivem, discutindo a importância de cada um. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05CI13, que envolve a identificação e valorização dos recursos naturais.