15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre células procariontes e eucariontes

1. Montagem de Modelos de Células

Os alunos podem criar modelos tridimensionais de células procariontes e eucariontes utilizando materiais recicláveis, como garrafas PET, papelão e massinha de modelar. Essa atividade permite que os estudantes visualizem as diferenças estruturais entre os dois tipos de células. Habilidade BNCC: Ensino Fundamental – Ciências – EF09CI03.

2. Observação ao Microscópio

Propor uma atividade em que os alunos utilizem microscópios para observar células de cebola (eucariontes) e bactérias (procariontes). Os alunos devem registrar suas observações em um caderno de campo, anotando as características visíveis de cada célula. Habilidade BNCC: Ensino Fundamental – Ciências – EF09CI01.

3. Jogo de Cartas: Células em Ação

Criar um jogo de cartas onde cada carta representa uma parte da célula (como núcleo, ribossomos, parede celular, etc.). Os alunos devem combinar as cartas de acordo com as células procariontes e eucariontes, promovendo a discussão sobre as funções de cada organela. Habilidade BNCC: Ensino Fundamental – Ciências – EF09CI02.

4. Debate sobre Células

Organizar um debate em sala de aula onde os alunos discutem as vantagens e desvantagens das células procariontes e eucariontes em diferentes ambientes. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: Ensino Fundamental – Ciências – EF09CI04.

5. Criação de Infográficos

Os alunos podem criar infográficos digitais ou impressos que resumam as principais diferenças entre células procariontes e eucariontes. Essa atividade desenvolve habilidades de síntese e apresentação de informações. Habilidade BNCC: Ensino Fundamental – Ciências – EF09CI05.

6. Experimentos com Fermentação

Realizar um experimento simples de fermentação utilizando leveduras (células eucariontes) e observar o processo de produção de gás carbônico. Os alunos devem documentar suas observações e conclusões. Habilidade BNCC: Ensino Fundamental – Ciências – EF09CI06.

7. Análise de Vídeos Educativos

Assistir a vídeos educativos que explicam as diferenças entre células procariontes e eucariontes e, em seguida, realizar uma discussão em grupo sobre o conteúdo apresentado. Habilidade BNCC: Ensino Fundamental – Ciências – EF09CI07.

8. Criação de um Diário de Bordo

Os alunos devem manter um diário de bordo onde registram suas atividades e aprendizados sobre células procariontes e eucariontes ao longo do projeto. Essa prática incentiva a reflexão e a autoavaliação. Habilidade BNCC: Ensino Fundamental – Ciências – EF09CI08.

9. Simulação de Ambiente Celular

Promover uma atividade onde os alunos simulam um ambiente celular, representando as interações entre células procariontes e eucariontes. Essa atividade pode incluir dramatizações e encenações. Habilidade BNCC: Ensino Fundamental – Ciências – EF09CI09.

10. Pesquisa sobre Patógenos

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre patógenos que são células procariontes, como bactérias, e suas implicações na saúde humana. A apresentação dos resultados pode ser feita em formato de painel ou apresentação oral. Habilidade BNCC: Ensino Fundamental – Ciências – EF09CI10.