15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre o carnaval

1. Criação de Máscaras de Carnaval

Os alunos podem criar suas próprias máscaras de carnaval utilizando materiais recicláveis, como papelão, tecidos e tintas. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de promover a consciência ambiental. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR01).

2. Dança das Cores

Organizar uma atividade de dança onde cada aluno representa uma cor do carnaval. Eles devem se movimentar de acordo com a música e as cores que estão vestindo. Essa atividade promove a coordenação motora e a socialização. Habilidade BNCC: EDUCAÇÃO FÍSICA (EF15EF01).

3. Pesquisa sobre a História do Carnaval

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre a origem e a evolução do carnaval no Brasil. Essa atividade pode ser apresentada em forma de painel ou apresentação oral, desenvolvendo habilidades de pesquisa e comunicação. Habilidade BNCC: HISTÓRIA (EF09HI01).

4. Confecção de Fantasias

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar fantasias utilizando materiais diversos. Essa atividade incentiva o trabalho em equipe e a criatividade, além de permitir que os alunos explorem diferentes culturas e tradições do carnaval. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR02).

5. Música e Ritmo do Carnaval

Promover uma aula de música onde os alunos aprendem sobre os ritmos típicos do carnaval, como samba e frevo. Eles podem criar suas próprias composições e até mesmo apresentar uma pequena performance. Habilidade BNCC: MÚSICA (EF15MU01).

6. Desfile de Carnaval

Organizar um desfile de carnaval na escola, onde os alunos podem mostrar suas fantasias e máscaras. Essa atividade promove a autoestima e a valorização da cultura popular. Habilidade BNCC: EDUCAÇÃO FÍSICA (EF15EF02).

7. Criação de um Jornal do Carnaval

Os alunos podem criar um jornal escolar abordando temas relacionados ao carnaval, como tradições, músicas e eventos. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita e trabalho em grupo. Habilidade BNCC: LÍNGUA PORTUGUESA (EF15LP01).

8. Pintura de Painéis Temáticos

Promover uma atividade de pintura em grupo, onde os alunos criam painéis temáticos sobre o carnaval. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho colaborativo. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR03).

9. Contação de Histórias de Carnaval

Os alunos podem pesquisar e contar histórias populares relacionadas ao carnaval, como lendas e mitos. Essa atividade desenvolve a oralidade e o interesse pela literatura. Habilidade BNCC: LÍNGUA PORTUGUESA (EF15LP02).

10. Jogos de Carnaval

Organizar uma série de jogos e brincadeiras típicas do carnaval, como corrida de sacos e dança das cadeiras. Essa atividade promove a interação social e a prática de atividades físicas. Habilidade BNCC: EDUCAÇÃO FÍSICA (EF15EF03).