15 Ideias de Atividades (BNCC) de artes sobre romantismo

1. Análise de Obras Românticas

Os alunos podem escolher uma obra de arte do período romântico e realizar uma análise detalhada, considerando aspectos como cores, formas, temas e emoções transmitidas. Essa atividade pode ser complementada com uma apresentação oral, onde os alunos compartilham suas interpretações com a turma. Habilidade BNCC: (EF15AR01).

2. Criação de Painéis Temáticos

Os estudantes podem criar painéis que representem diferentes aspectos do romantismo, como a natureza, o amor e a liberdade. Utilizando recortes, colagens e desenhos, os alunos devem expressar suas ideias sobre o movimento romântico. Habilidade BNCC: (EF15AR02).

3. Estudo de Poemas Românticos

Os alunos podem ler e analisar poemas de autores românticos, como Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu. Após a leitura, eles devem criar ilustrações que representem os sentimentos e as imagens evocadas pelos poemas. Habilidade BNCC: (EF15AR03).

4. Recriação de Obras de Arte

Os alunos podem escolher uma famosa pintura romântica e recriá-la utilizando diferentes técnicas, como aquarela ou pastel. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão das técnicas artísticas do período. Habilidade BNCC: (EF15AR04).

5. Debate sobre o Romantismo

Promova um debate em sala de aula sobre as principais características do romantismo e sua influência na arte e na literatura. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos sobre como o romantismo se manifesta em diferentes obras. Habilidade BNCC: (EF15AR05).

6. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que retratem temas românticos, como o amor não correspondido ou a busca pela liberdade. Essa atividade permite que os alunos explorem a narrativa visual e a expressão artística. Habilidade BNCC: (EF15AR06).

7. Visita a Museus Virtuais

Os alunos podem explorar museus virtuais que possuem coleções de arte romântica. Após a visita, eles devem escolher uma obra e escrever um texto reflexivo sobre o que aprenderam e como a obra os impactou. Habilidade BNCC: (EF15AR07).

8. Criação de Músicas Inspiradas no Romantismo

Os alunos podem compor músicas que reflitam os sentimentos e temas do romantismo, como a melancolia e a natureza. Essa atividade pode incluir a apresentação das músicas para a turma, promovendo a expressão artística. Habilidade BNCC: (EF15AR08).

9. Montagem de Exposição de Arte

Os alunos podem organizar uma exposição de arte na escola, onde apresentarão suas obras inspiradas no romantismo. Essa atividade envolve planejamento, organização e a criação de um catálogo para a exposição. Habilidade BNCC: (EF15AR09).

10. Criação de Diários Artísticos

Os alunos podem manter um diário artístico, onde registrarão suas reflexões sobre o romantismo, incluindo desenhos, colagens e textos. Essa atividade estimula a autoexpressão e a criatividade ao longo do tempo. Habilidade BNCC: (EF15AR10).

11. Teatro e Dramatização

Os alunos podem adaptar uma obra literária romântica para uma peça de teatro, explorando a dramatização de personagens e cenários. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a interpretação artística. Habilidade BNCC: (EF15AR11).

12. Análise de Filmes Românticos

Os alunos podem assistir a filmes que retratam temas românticos e discutir como esses temas se relacionam com o romantismo na arte. Após a discussão, podem criar resenhas críticas sobre os filmes. Habilidade BNCC: (EF15AR12).

13. Criação de Cartazes de Divulgação

Os alunos podem criar cartazes que promovam a importância do romantismo na arte e na literatura. Essa atividade envolve pesquisa e criatividade, além de ser uma forma de divulgar o conhecimento adquirido. Habilidade BNCC: (EF15AR13).

14. Estudo de Artistas Românticos

Os alunos podem pesquisar sobre artistas românticos, como Eugène Delacroix e J.M.W. Turner, e apresentar suas biografias e obras para a turma. Essa atividade enriquece o conhecimento sobre o contexto histórico do romantismo. Habilidade BNCC: (EF15AR14).

15. Criação de Blog sobre Romantismo

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas pesquisas, análises e criações artísticas relacionadas ao romantismo. Essa atividade estimula a escrita criativa e o uso de plataformas digitais para a expressão artística. Habilidade BNCC: (EF15AR15).