15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre o solo educação infantil

1. Exploração do Solo com as Mãos

Nesta atividade, os alunos serão incentivados a explorar diferentes tipos de solo utilizando as mãos. Os professores podem trazer amostras de solo de diferentes locais, como jardins, parques e áreas urbanas. As crianças poderão tocar, sentir a textura e observar as cores do solo. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC CIENCIAS – EF02CI01, que envolve a observação e descrição de características dos seres vivos e do ambiente.

2. Plantio de Sementes

Os alunos poderão plantar sementes em pequenos vasos ou em um canteiro da escola. Essa atividade permite que as crianças aprendam sobre a importância do solo para o crescimento das plantas. Os professores podem explicar como o solo fornece nutrientes e água. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC CIENCIAS – EF02CI02, que trata do reconhecimento da importância dos seres vivos e seus habitats.

3. Experiência de Filtração de Água

Os alunos podem realizar uma experiência simples de filtração de água utilizando areia, cascalho e terra. Eles observarão como diferentes camadas de solo podem filtrar a água. Essa atividade é importante para ensinar sobre a função do solo na purificação da água e está alinhada com a habilidade BNCC CIENCIAS – EF02CI03, que aborda a relação entre os seres vivos e o ambiente.

4. Criação de um Mini Ecossistema

Os alunos poderão criar um mini ecossistema em um recipiente transparente, utilizando solo, plantas e pequenos animais, como minhocas. Essa atividade ajuda as crianças a entenderem a interdependência entre os seres vivos e o solo. A atividade está relacionada à habilidade BNCC CIENCIAS – EF02CI04, que envolve a observação e o registro de fenômenos naturais.

5. Jogo de Classificação de Solos

Os alunos participarão de um jogo onde deverão classificar diferentes tipos de solo (argiloso, arenoso, siltoso) com base em suas características. Essa atividade estimula a observação e a comparação, alinhando-se à habilidade BNCC CIENCIAS – EF02CI05, que trata da identificação e classificação de materiais e seres vivos.

6. Contação de Histórias sobre o Solo

Os professores podem contar histórias que envolvem o solo, como fábulas sobre a importância da terra e dos seres que nela habitam. Essa atividade estimula a imaginação e a compreensão do tema. Está relacionada à habilidade BNCC LINGUAGENS – EF15LP02, que envolve a apreciação e a produção de diferentes gêneros textuais.

7. Arte com Terra Colorida

As crianças poderão criar obras de arte utilizando terra colorida, misturando-a com cola e outros materiais. Essa atividade promove a criatividade e o aprendizado sobre as cores e texturas do solo. Está alinhada à habilidade BNCC ARTES – EF15AR01, que envolve a exploração de diferentes materiais e técnicas artísticas.

8. Observação de Minhocas

Os alunos poderão observar minhocas em um recipiente com solo. Os professores podem explicar a importância das minhocas para a fertilidade do solo. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC CIENCIAS – EF02CI06, que aborda a observação de seres vivos e suas interações com o ambiente.

9. Experiência de Crescimento de Plantas em Diferentes Solos

Os alunos poderão plantar a mesma semente em diferentes tipos de solo e observar o crescimento ao longo do tempo. Essa atividade ajuda a entender como o solo influencia o desenvolvimento das plantas. Está alinhada à habilidade BNCC CIENCIAS – EF02CI07, que envolve a realização de experiências e a observação de resultados.

10. Mapa do Solo da Escola

Os alunos poderão criar um mapa do solo da escola, identificando diferentes áreas e tipos de solo presentes. Essa atividade estimula a observação e a representação gráfica, alinhando-se à habilidade BNCC GEOGRAFIA – EF02GE01, que trata da leitura e interpretação de mapas.