15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre folclore 3º ano

1. Contação de Histórias Folclóricas

Uma atividade que envolve a contação de histórias é uma excelente forma de introduzir os alunos ao folclore brasileiro. Os professores podem selecionar contos populares, como “A Lenda do Saci” ou “A História da Iara”, e realizar uma leitura dramatizada. Essa atividade estimula a imaginação e a oralidade dos alunos, além de promover a apreciação da cultura brasileira. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Fantoches de Dedos

Os alunos podem criar fantoches de dedos representando personagens do folclore, como o Curupira ou a Mula Sem Cabeça. Essa atividade permite que as crianças desenvolvam habilidades manuais e criativas, além de proporcionar uma forma lúdica de contar histórias. Após a confecção, os alunos podem apresentar suas criações em uma pequena peça. Habilidade BNCC: EF15AR01.

3. Mapa do Folclore Brasileiro

Os alunos podem criar um mapa do Brasil destacando as lendas e personagens folclóricos de cada região. Essa atividade promove o conhecimento geográfico e cultural, além de incentivar a pesquisa e o trabalho em grupo. Os alunos podem apresentar suas descobertas para a turma, promovendo a troca de conhecimentos. Habilidade BNCC: EF15GE01.

4. Música e Dança do Folclore

Explorar as músicas e danças folclóricas é uma ótima maneira de integrar arte e cultura. Os alunos podem aprender danças típicas, como o frevo ou o maracatu, e discutir a importância dessas expressões culturais. Além disso, podem criar uma apresentação para a escola, envolvendo a comunidade. Habilidade BNCC: EF15AR02.

5. Oficina de Artesanato Folclórico

Uma oficina de artesanato pode ser realizada para que os alunos criem objetos inspirados no folclore, como bonecos de pano ou máscaras. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe, além de permitir que os alunos conheçam mais sobre as tradições artesanais de diferentes regiões do Brasil. Habilidade BNCC: EF15AR03.

6. Jogo de Perguntas e Respostas sobre Folclore

Os professores podem organizar um jogo de perguntas e respostas sobre o folclore brasileiro, utilizando um formato de quiz. Essa atividade é divertida e educativa, permitindo que os alunos testem seus conhecimentos sobre as lendas e personagens folclóricos. Habilidade BNCC: EF15LP02.

7. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos baseadas em contos folclóricos. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de escrita, além de permitir que os alunos explorem a narrativa visual. Os quadrinhos podem ser expostos na sala de aula ou na escola. Habilidade BNCC: EF15LP03.

8. Pesquisa sobre Folclore Regional

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre o folclore da região onde vivem, entrevistando familiares e amigos sobre lendas locais. Essa atividade promove a valorização da cultura local e o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e comunicação. Os resultados podem ser apresentados em forma de mural. Habilidade BNCC: EF15GE02.

9. Teatro de Fantoches

Após a criação dos fantoches, os alunos podem encenar uma peça de teatro utilizando os personagens do folclore. Essa atividade desenvolve a expressão corporal e a criatividade, além de promover o trabalho em equipe. Os alunos podem convidar outras turmas para assistir à apresentação. Habilidade BNCC: EF15AR04.

10. Criação de um Livro Coletivo de Folclore

Os alunos podem colaborar na criação de um livro coletivo que reúna histórias, ilustrações e informações sobre o folclore. Essa atividade estimula a escrita, a leitura e a organização de ideias, além de resultar em um produto final que pode ser compartilhado com a comunidade escolar. Habilidade BNCC: EF15LP04.