15 Ideias de Atividades (BNCC) para musicalização infantil

1. Roda de Música

A Roda de Música é uma atividade que envolve a participação ativa das crianças em um círculo, onde elas podem cantar e tocar instrumentos musicais simples, como pandeiros e chocalhos. Essa atividade promove a socialização e a expressão musical. Habilidade BNCC: EM13CN01.

2. Contação de Histórias Musicais

Integrar histórias com músicas é uma excelente forma de estimular a imaginação das crianças. Os professores podem contar uma história e, em determinados momentos, inserir músicas que se relacionem com a narrativa, incentivando as crianças a interagirem. Habilidade BNCC: EM13LP01.

3. Dança das Cadeiras Musical

Essa atividade clássica envolve a colocação de cadeiras em círculo e a execução de músicas enquanto as crianças andam ao redor. Quando a música para, elas devem encontrar uma cadeira para sentar. Essa dinâmica ajuda a desenvolver o ritmo e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EM13C01.

4. Criação de Instrumentos Musicais

Os alunos podem criar seus próprios instrumentos utilizando materiais recicláveis, como garrafas, latas e papel. Essa atividade estimula a criatividade e o entendimento sobre os sons que diferentes objetos podem produzir. Habilidade BNCC: EM13AR01.

5. Jogos de Imitação Musical

Os professores podem criar jogos onde as crianças imitam sons de instrumentos ou animais, promovendo a percepção auditiva e a expressão corporal. Essa atividade é divertida e ajuda a desenvolver habilidades de escuta. Habilidade BNCC: EM13C02.

6. Músicas com Gestos

Selecionar músicas que tenham gestos associados, como “Cabeça, Ombro, Joelho e Pé”, permite que as crianças se movimentem enquanto aprendem. Essa atividade é ótima para a coordenação motora e a memorização. Habilidade BNCC: EM13C03.

7. Oficina de Canto Coral

Formar um coral infantil é uma maneira eficaz de trabalhar a musicalização. As crianças podem aprender a cantar em grupo, desenvolvendo a harmonia e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EM13C04.

8. Música e Movimento

Integrar música e movimento é essencial para o desenvolvimento motor das crianças. Os professores podem criar atividades onde as crianças dançam livremente ao som de diferentes estilos musicais, explorando ritmos e movimentos. Habilidade BNCC: EM13C05.

9. Jogos de Rimas e Canções

Os jogos de rimas ajudam as crianças a desenvolverem a linguagem e a musicalidade. Os professores podem criar canções simples e incentivar os alunos a completar rimas, promovendo a criatividade. Habilidade BNCC: EM13LP02.

10. Apresentações Musicais

Organizar pequenas apresentações onde as crianças podem mostrar o que aprenderam em musicalização é uma ótima maneira de incentivar a autoconfiança e a expressão artística. Habilidade BNCC: EM13C06.

11. Exploração de Sons da Natureza

Levar as crianças para um passeio ao ar livre e incentivá-las a ouvir e reproduzir sons da natureza, como o canto dos pássaros e o barulho das folhas, ajuda a desenvolver a percepção auditiva e a conexão com o meio ambiente. Habilidade BNCC: EM13CN02.

12. Músicas de Diferentes Culturas

Apresentar músicas de diferentes culturas e países é uma forma de ampliar o conhecimento cultural das crianças. Os professores podem discutir a origem das músicas e seus significados, promovendo a diversidade. Habilidade BNCC: EM13HI01.

13. Atividades com Canções de Ninar

Utilizar canções de ninar para acalmar as crianças e criar um ambiente relaxante é uma atividade que promove o bem-estar emocional. Os professores podem ensinar as crianças a cantar essas músicas, incentivando a tranquilidade. Habilidade BNCC: EM13C07.

14. Criação de Histórias Musicais

As crianças podem criar suas próprias histórias e, em seguida, compor músicas que as acompanhem. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de desenvolver habilidades de narrativa. Habilidade BNCC: EM13LP03.

15. Jogos de Escuta Ativa

Propor jogos onde as crianças precisam identificar diferentes sons ou instrumentos musicais é uma excelente maneira de desenvolver a escuta ativa e a concentração. Os professores podem usar gravações ou tocar ao vivo. Habilidade BNCC: EM13C08.