15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre a história da galinha ruiva

1. Leitura e Interpretação da História

Inicie a atividade com a leitura da história da galinha ruiva, incentivando os alunos a prestarem atenção aos detalhes. Após a leitura, promova uma discussão em grupo sobre os personagens e a moral da história. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15LP01, que aborda a leitura e interpretação de textos literários.

2. Criação de Quadrinhos

Os alunos podem criar quadrinhos que retratem a história da galinha ruiva. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão da narrativa. Os alunos devem incluir diálogos e ilustrações que representem os principais eventos da história. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP02, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

3. Dramatização da História

Organize uma dramatização da história da galinha ruiva, onde os alunos assumem os papéis dos personagens. Essa atividade promove a expressão corporal e a empatia, permitindo que os alunos compreendam melhor as emoções dos personagens. A dramatização pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15AR01, que aborda a expressão artística.

4. Produção de Texto Coletivo

Os alunos podem trabalhar em grupos para produzir um texto coletivo que reescreva a história da galinha ruiva com um final alternativo. Essa atividade estimula a colaboração e a criatividade, além de desenvolver a habilidade de escrita. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a produção de textos de forma colaborativa.

5. Jogo de Perguntas e Respostas

Crie um jogo de perguntas e respostas sobre a história da galinha ruiva. Os alunos podem se dividir em equipes e responder perguntas relacionadas aos personagens, enredo e moral da história. Essa atividade estimula a memória e a compreensão textual, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP04, que aborda a compreensão de textos lidos.

6. Atividade de Ilustração

Peça aos alunos que ilustrem suas partes favoritas da história da galinha ruiva. Eles podem usar diferentes técnicas de pintura ou desenho. Essa atividade incentiva a expressão artística e a interpretação pessoal da narrativa, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR02, que envolve a criação de obras de arte.

7. Debate sobre Trabalho em Equipe

Após a leitura da história, promova um debate sobre a importância do trabalho em equipe, como retratado na narrativa. Os alunos podem discutir o que teria acontecido se a galinha ruiva tivesse trabalhado sozinha. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15CI01, que aborda a discussão de temas sociais e éticos.

8. Criação de um Jogo de Tabuleiro

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro inspirado na história da galinha ruiva. Eles devem desenvolver regras, tabuleiro e peças que representem a narrativa. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC EF15MA01, que envolve a criação de jogos e desafios matemáticos.

9. Análise de Personagens

Realize uma atividade onde os alunos analisem os personagens da história da galinha ruiva. Eles podem criar fichas de personagens, descrevendo suas características e motivações. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP05, que envolve a análise de personagens em narrativas literárias.

10. Produção de Vídeo

Os alunos podem produzir um vídeo curto recontando a história da galinha ruiva. Essa atividade envolve planejamento, gravação e edição, permitindo que os alunos explorem diferentes mídias. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP06, que envolve a produção de conteúdos audiovisuais.