15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre cultura afro-brasileira

1. Criação de um Mural sobre Personalidades Afro-Brasileiras

Os alunos podem pesquisar e criar um mural que destaque personalidades afro-brasileiras importantes, como Zumbi dos Palmares, Machado de Assis e Maria Bethânia. Essa atividade estimula a pesquisa e a valorização da cultura afro-brasileira, além de desenvolver habilidades de apresentação e trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EM13CHS101.

2. Contação de Histórias da Cultura Afro-Brasileira

Promover sessões de contação de histórias que abordem mitos e lendas da cultura afro-brasileira, como as histórias de Orixás. Os alunos podem se dividir em grupos e apresentar suas histórias de maneira criativa, utilizando adereços e figurinos. Habilidade BNCC: EM13LP02.

3. Oficina de Danças Afro-Brasileiras

Realizar uma oficina de danças afro-brasileiras, como o samba de roda e o maracatu. Os alunos podem aprender os passos e a história por trás dessas danças, promovendo a expressão corporal e a valorização da cultura. Habilidade BNCC: EM13EF15.

4. Criação de um Jogo de Tabuleiro sobre a História Afro-Brasileira

Os alunos podem desenvolver um jogo de tabuleiro que aborde a história da cultura afro-brasileira, incluindo perguntas e desafios relacionados a eventos históricos e figuras importantes. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a pesquisa. Habilidade BNCC: EM13CHS102.

5. Exposição de Arte Afro-Brasileira

Organizar uma exposição de arte que destaque artistas afro-brasileiros e suas obras. Os alunos podem criar suas próprias obras inspiradas na arte afro-brasileira e apresentar suas criações para a comunidade escolar. Habilidade BNCC: EM13AR03.

6. Debate sobre Racismo e Igualdade Racial

Promover um debate em sala de aula sobre racismo e igualdade racial, onde os alunos possam expressar suas opiniões e discutir soluções para a promoção da igualdade. Essa atividade desenvolve habilidades de argumentação e empatia. Habilidade BNCC: EM13CHS103.

7. Pesquisa sobre a Influência da Cultura Afro-Brasileira na Música

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre a influência da cultura afro-brasileira em diferentes estilos musicais, como samba, bossa nova e hip-hop. A atividade pode culminar em uma apresentação musical que destaque essas influências. Habilidade BNCC: EM13EF01.

8. Criação de um Blog sobre Cultura Afro-Brasileira

Os alunos podem criar um blog onde compartilham informações, histórias e reflexões sobre a cultura afro-brasileira. Essa atividade estimula a escrita criativa e a pesquisa, além de promover a troca de ideias. Habilidade BNCC: EM13LP03.

9. Visita a um Museu ou Centro Cultural Afro-Brasileiro

Organizar uma visita a um museu ou centro cultural que aborde a história e a cultura afro-brasileira. Os alunos podem preparar perguntas e reflexões para compartilhar após a visita, enriquecendo a experiência de aprendizado. Habilidade BNCC: EM13CHS104.

10. Criação de um Documentário sobre a Cultura Afro-Brasileira

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar um documentário que explore diferentes aspectos da cultura afro-brasileira, como religião, culinária e tradições. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a pesquisa aprofundada. Habilidade BNCC: EM13CHS105.

11. Oficina de Culinária Afro-Brasileira

Realizar uma oficina de culinária onde os alunos aprendem a preparar pratos típicos da culinária afro-brasileira, como acarajé e feijoada. Essa atividade promove a valorização da cultura através da gastronomia. Habilidade BNCC: EM13EF14.

12. Criação de Poemas e Letras de Música

Os alunos podem escrever poemas ou letras de música inspirados na cultura afro-brasileira, explorando temas como resistência, identidade e ancestralidade. A atividade pode incluir uma apresentação dos trabalhos. Habilidade BNCC: EM13LP04.

13. Estudo sobre a Religiosidade Afro-Brasileira

Promover um estudo sobre as religiões afro-brasileiras, como o Candomblé e a Umbanda, abordando suas origens, práticas e significados. Os alunos podem apresentar suas pesquisas em forma de seminário. Habilidade BNCC: EM13CHS106.

14. Criação de Cartazes sobre a História da Escravidão no Brasil

Os alunos podem criar cartazes que retratem a história da escravidão no Brasil e suas consequências para a sociedade atual. Essa atividade estimula a pesquisa e a reflexão crítica sobre a história. Habilidade BNCC: EM13CHS107.

15. Apresentação de Peças Teatrais sobre a Cultura Afro-Brasileira

Os alunos podem desenvolver e apresentar peças teatrais que abordem temas da cultura afro-brasileira, como a resistência e a luta por direitos. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EM13EF02.