15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre alimentação saudável ensino médio

1. Oficina de Receitas Saudáveis

Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar receitas saudáveis que utilizem ingredientes acessíveis. Cada grupo apresentará sua receita, explicando os benefícios nutricionais dos ingredientes escolhidos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR01, que envolve a valorização de hábitos alimentares saudáveis.

2. Debate sobre Alimentação e Saúde

Os alunos participarão de um debate sobre a importância da alimentação saudável e seus impactos na saúde. Eles deverão pesquisar dados sobre doenças relacionadas à má alimentação e apresentar argumentos fundamentados. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15CI01, que trata da análise crítica de informações científicas.

3. Criação de um Blog de Alimentação Saudável

Os alunos criarão um blog onde compartilharão dicas e informações sobre alimentação saudável. Eles deverão incluir postagens sobre receitas, mitos e verdades sobre alimentos, e a importância de uma dieta equilibrada. Essa atividade se alinha à habilidade EF15LP01, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

4. Mapa Mental sobre Nutrientes

Os alunos desenvolverão um mapa mental que ilustre os principais nutrientes, suas funções e fontes alimentares. Essa atividade estimulará a organização do conhecimento e a conexão entre os diferentes tipos de nutrientes, alinhando-se à habilidade EF15CI02, que envolve a representação de informações científicas.

5. Pesquisa sobre Etiquetas Nutricionais

Os alunos realizarão uma pesquisa sobre como ler e interpretar etiquetas nutricionais de produtos alimentícios. Eles deverão apresentar suas descobertas e discutir a importância de fazer escolhas informadas. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15AR02, que aborda a análise crítica de informações sobre alimentação.

6. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos participarão de um jogo de perguntas e respostas sobre alimentação saudável, onde poderão testar seus conhecimentos e aprender de forma lúdica. Essa atividade se conecta à habilidade EF15LP02, que envolve a compreensão e produção de diferentes gêneros textuais.

7. Visita a um Mercado Municipal

Os alunos farão uma visita a um mercado municipal para conhecer a variedade de alimentos disponíveis e discutir a importância de consumir produtos locais e sazonais. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR03, que trata da valorização da cultura alimentar local.

8. Criação de um Vídeo Educativo

Os alunos produzirão um vídeo educativo sobre a importância da alimentação saudável, abordando temas como a pirâmide alimentar e a relação entre alimentação e saúde. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15LP03, que envolve a produção de textos audiovisuais.

9. Análise de Campanhas Publicitárias

Os alunos analisarão campanhas publicitárias de alimentos, discutindo a veracidade das informações e a forma como os produtos são promovidos. Essa atividade se alinha à habilidade EF15AR04, que envolve a crítica e análise de diferentes mídias.

10. Criação de um Cardápio Semanal

Os alunos deverão elaborar um cardápio semanal equilibrado, considerando as necessidades nutricionais e a variedade de alimentos. Eles apresentarão seus cardápios e discutirão as escolhas feitas. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15CI03, que trata da aplicação de conhecimentos sobre nutrição no cotidiano.