15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre horta educação infantil

1. Plantio de Sementes

Uma atividade fundamental para a educação infantil é o plantio de sementes. Os alunos podem aprender sobre o ciclo de vida das plantas, desde a semente até a colheita. Para isso, os professores podem utilizar sementes de feijão, que germinam rapidamente. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02CI01, que aborda a observação e descrição de fenômenos naturais.

2. Criação de um Diário da Horta

Os alunos podem criar um diário da horta, onde registrarão o crescimento das plantas, as mudanças que ocorrem e as atividades realizadas. Essa prática estimula a escrita e a observação, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP01, que envolve a produção de textos e a organização de informações.

3. Experimentos com Água e Solo

Realizar experimentos para entender a importância da água e do solo para o crescimento das plantas é uma atividade interessante. Os alunos podem comparar diferentes tipos de solo e a quantidade de água necessária para o desenvolvimento das plantas. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF02CI02, que trata da investigação de propriedades dos materiais.

4. Montagem de um Mini Ecossistema

Os alunos podem montar um mini ecossistema em garrafas PET, onde observarão a interação entre plantas, solo e água. Essa atividade promove a compreensão dos ecossistemas e está alinhada à habilidade BNCC EF02CI03, que envolve a análise de relações entre seres vivos e o ambiente.

5. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes educativos sobre as plantas cultivadas na horta, incluindo informações sobre suas características e cuidados. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP02, que envolve a produção de textos informativos.

6. Jogos de Memória com Plantas

Desenvolver um jogo de memória com imagens de diferentes plantas e suas características é uma forma lúdica de aprender. Os alunos podem trabalhar em grupos e apresentar suas criações. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a leitura e interpretação de imagens.

7. Visita a uma Horta Comunitária

Organizar uma visita a uma horta comunitária permite que os alunos vejam na prática o que aprenderam em sala de aula. Eles podem interagir com os agricultores e entender a importância da agricultura sustentável. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF02CI04, que trata da valorização da cultura local.

8. Coleta de Insetos e Observação

Os alunos podem coletar insetos na horta e observar suas características e funções no ecossistema. Essa atividade promove a curiosidade científica e está alinhada à habilidade BNCC EF02CI05, que envolve a investigação de seres vivos e suas interações.

9. Criação de Receitas com os Alimentos da Horta

Após a colheita, os alunos podem criar receitas utilizando os alimentos cultivados na horta. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe, além de promover a alimentação saudável. Está alinhada à habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a produção de textos culinários.

10. Apresentação de Projetos sobre Sustentabilidade

Os alunos podem desenvolver projetos sobre a importância da sustentabilidade na agricultura e apresentar suas ideias para a turma. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a pesquisa, alinhando-se à habilidade BNCC EF02CI06, que trata da reflexão sobre práticas sustentáveis.