15 Ideias de Atividades (BNCC) de brincadeiras na educação infantil

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade clássica que pode ser adaptada para trabalhar com palavras e imagens relacionadas ao conteúdo da BNCC. Os alunos devem encontrar pares de cartas que correspondem a palavras e suas representações visuais. Essa atividade estimula a memória e a associação de ideias, além de promover a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Caça ao Tesouro Educacional

Organize uma caça ao tesouro onde as pistas são perguntas relacionadas a temas estudados em sala. Os alunos devem trabalhar em grupos para resolver as charadas e encontrar o tesouro. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF15MA05.

3. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar histórias que abordem temas da BNCC. Essa atividade estimula a criatividade, a expressão oral e a compreensão de narrativas. Além disso, promove a empatia ao interpretar diferentes personagens. Habilidade BNCC: EF15AR01.

4. Oficina de Artes com Materiais Recicláveis

Utilizar materiais recicláveis para criar obras de arte é uma forma de trabalhar a sustentabilidade e a criatividade. Os alunos podem explorar diferentes técnicas e expressar suas ideias através da arte. Habilidade BNCC: EF15AR02.

5. Brincadeiras de Roda

As brincadeiras de roda são uma excelente maneira de promover a socialização e a coordenação motora. Os alunos podem cantar e dançar enquanto aprendem sobre ritmos e músicas tradicionais. Habilidade BNCC: EF15MU01.

6. Jogo de Cores e Formas

Crie um jogo onde os alunos devem identificar e classificar objetos por cores e formas. Essa atividade ajuda no desenvolvimento da percepção visual e na capacidade de categorizar informações. Habilidade BNCC: EF15MA01.

7. Contação de Histórias Interativa

Promova sessões de contação de histórias onde os alunos possam participar ativamente, fazendo perguntas e interagindo com a narrativa. Essa atividade estimula a imaginação e a compreensão de textos. Habilidade BNCC: EF15LP02.

8. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos simples, como a mistura de cores com tintas ou a observação de reações químicas com vinagre e bicarbonato, pode despertar o interesse pela ciência. Os alunos aprendem sobre o método científico de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15CI01.

9. Jogos de Tabuleiro Educativos

Utilizar jogos de tabuleiro que abordem temas da BNCC pode ser uma forma divertida de aprender. Os alunos podem jogar em grupos, desenvolvendo habilidades sociais e cognitivas. Habilidade BNCC: EF15MA02.

10. Atividades de Jardinagem

Incluir atividades de jardinagem no currículo permite que os alunos aprendam sobre a natureza e a importância da preservação ambiental. Eles podem plantar sementes e acompanhar o crescimento das plantas, desenvolvendo responsabilidade e cuidado. Habilidade BNCC: EF15CI02.

11. Dança das Cadeiras com Temas Educacionais

Adapte o jogo da dança das cadeiras para incluir perguntas sobre o conteúdo estudado. Quando a música parar, os alunos devem responder a uma pergunta para continuar jogando. Essa atividade combina movimento e aprendizado. Habilidade BNCC: EF15MU02.

12. Criação de um Mural Coletivo

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um mural que represente um tema da BNCC. Essa atividade promove a colaboração e a expressão artística, além de permitir que os alunos compartilhem suas ideias. Habilidade BNCC: EF15AR03.

13. Jogos de Imitação de Animais

Proponha uma atividade onde os alunos imitam diferentes animais, explorando seus sons e movimentos. Essa brincadeira ajuda no desenvolvimento motor e na compreensão do mundo animal. Habilidade BNCC: EF15EF01.

14. Contação de Histórias com Objetos

Utilize objetos do cotidiano para contar histórias, estimulando a criatividade dos alunos. Eles podem criar suas próprias narrativas a partir dos objetos apresentados, desenvolvendo habilidades de linguagem e imaginação. Habilidade BNCC: EF15LP03.

15. Jogos de Equilíbrio e Coordenação

Atividades que envolvem equilíbrio, como andar em uma linha ou pular em um pé só, ajudam a desenvolver a coordenação motora. Os alunos podem competir ou trabalhar em duplas, promovendo a interação social. Habilidade BNCC: EF15EF02.