15 Ideias de Atividades (BNCC) de cultura do RN

1. Dança do Boi de Reis

A dança do Boi de Reis é uma manifestação cultural rica em simbolismo e tradição no Rio Grande do Norte. Os alunos podem aprender sobre a história dessa dança, suas origens e a importância para a cultura local. A atividade pode incluir a criação de um pequeno espetáculo, onde os alunos se vestem com trajes típicos e representam a dança, promovendo a interação e o aprendizado sobre a cultura popular. Habilidade BNCC: EF15AR01.

2. Oficina de Artesanato com Palha de Carnaúba

O artesanato com palha de carnaúba é uma prática tradicional no RN. Os alunos podem participar de uma oficina onde aprenderão a confeccionar objetos como chapéus e cestos. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe, além de valorizar o conhecimento sobre os materiais locais. Habilidade BNCC: EF15AR02.

3. Contação de Histórias Folclóricas

Promover uma sessão de contação de histórias folclóricas do RN é uma excelente maneira de resgatar a tradição oral. Os alunos podem pesquisar e apresentar histórias como a de “Lampião e Maria Bonita” ou “O Bicho-Preguiça”. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e interpretação. Habilidade BNCC: EF15LP01.

4. Mapa Cultural do RN

Os alunos podem criar um mapa cultural do Rio Grande do Norte, destacando pontos turísticos, festas populares e manifestações culturais. Essa atividade envolve pesquisa e trabalho em grupo, além de promover o conhecimento geográfico e cultural do estado. Habilidade BNCC: EF15GE01.

5. Festival Gastronômico

Organizar um festival gastronômico com pratos típicos do RN, como a carne de sol e o baião de dois, é uma forma de explorar a cultura através da culinária. Os alunos podem cozinhar e apresentar os pratos, aprendendo sobre os ingredientes e suas origens. Habilidade BNCC: EF15CI01.

6. Criação de um Jornal Escolar sobre Cultura Local

Os alunos podem desenvolver um jornal escolar que aborde temas relacionados à cultura do RN, como festivais, tradições e personalidades locais. Essa atividade estimula a pesquisa, a escrita e o trabalho em equipe, além de promover a valorização da cultura regional. Habilidade BNCC: EF15LP02.

7. Visita a Museus e Centros Culturais

Realizar visitas a museus e centros culturais do RN, como o Museu Câmara Cascudo, proporciona aos alunos uma experiência direta com a história e a cultura local. Após a visita, os alunos podem elaborar um relatório ou uma apresentação sobre o que aprenderam. Habilidade BNCC: EF15HI01.

8. Apresentação de Música Popular

Os alunos podem pesquisar e apresentar músicas populares do RN, como o forró e o xote. A atividade pode incluir a execução das músicas e a explicação sobre suas origens e significados. Essa prática desenvolve habilidades musicais e culturais. Habilidade BNCC: EF15AR03.

9. Criação de um Blog sobre Cultura do RN

Os alunos podem criar um blog onde compartilham informações sobre a cultura do Rio Grande do Norte, incluindo entrevistas com artistas locais e relatos de eventos culturais. Essa atividade incentiva a escrita criativa e o uso de tecnologia. Habilidade BNCC: EF15LP03.

10. Teatro de Fantoches com Temas Regionais

Os alunos podem desenvolver um teatro de fantoches com histórias e personagens da cultura potiguar. Essa atividade estimula a criatividade, a expressão artística e o trabalho em grupo, além de promover o conhecimento sobre a cultura local. Habilidade BNCC: EF15AR04.

11. Pesquisa sobre Festas Tradicionais

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre as festas tradicionais do RN, como o Carnaval de Caicó e a Festa de São João. A atividade pode culminar em uma apresentação em sala de aula, onde compartilham o que aprenderam sobre a importância dessas festas para a cultura local. Habilidade BNCC: EF15HI02.

12. Criação de um Documentário sobre a Cultura do RN

Os alunos podem produzir um documentário que explore diferentes aspectos da cultura potiguar, como música, dança e culinária. Essa atividade envolve pesquisa, gravação e edição, desenvolvendo habilidades técnicas e criativas. Habilidade BNCC: EF15AR05.

13. Atividades de Pintura com Temas Regionais

Promover uma atividade de pintura onde os alunos criam obras inspiradas na paisagem e na cultura do RN. Essa prática estimula a expressão artística e a apreciação do patrimônio cultural local. Habilidade BNCC: EF15AR06.

14. Jogos Tradicionais do RN

Os alunos podem aprender e jogar brincadeiras tradicionais do RN, como a “Queimada” e o “Pega-Pega”. Essa atividade promove a interação social e o conhecimento sobre as brincadeiras que fazem parte da cultura local. Habilidade BNCC: EF15EF01.

15. Exposição Cultural

Organizar uma exposição cultural onde os alunos apresentam trabalhos sobre a cultura do RN, incluindo artesanato, culinária e música. Essa atividade promove o envolvimento da comunidade escolar e a valorização da cultura local. Habilidade BNCC: EF15AR07.