15 Ideias de Atividades (BNCC) seres vivos 2º ano

1. Observação de Seres Vivos

Uma atividade prática que envolve a observação de diferentes seres vivos em seu habitat natural. Os alunos podem visitar um parque ou jardim e registrar em um caderno as características dos animais e plantas que encontrarem. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02CI01, que propõe a observação e descrição de seres vivos em diferentes ambientes.

2. Criação de um Herbário

Os alunos podem coletar folhas de diferentes plantas e montá-las em um herbário. Essa atividade estimula a pesquisa sobre as características das plantas e suas funções no ecossistema. A habilidade BNCC EF02CI02 é abordada, pois envolve a identificação e classificação de seres vivos.

3. Jogo de Classificação de Animais

Utilizando cartões com imagens de diferentes animais, os alunos podem participar de um jogo de classificação. Eles devem agrupar os animais em categorias, como mamíferos, aves, répteis, etc. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF02CI03, que envolve a classificação de seres vivos de acordo com suas características.

4. Experiência com Germinação de Sementes

Os alunos podem realizar uma experiência de germinação de sementes em copos plásticos. Eles devem observar o processo de crescimento e registrar as mudanças ao longo do tempo. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF02CI04, que trata do ciclo de vida das plantas.

5. Montagem de um Ecossistema em Miniatura

Os alunos podem criar um ecossistema em miniatura utilizando materiais recicláveis. Essa atividade permite que eles compreendam as interações entre os seres vivos e o meio ambiente, alinhando-se à habilidade BNCC EF02CI05, que aborda as relações entre os seres vivos e seus habitats.

6. Contação de Histórias sobre Animais

Os alunos podem criar e contar histórias sobre diferentes animais, destacando suas características e habitats. Essa atividade estimula a criatividade e a pesquisa, abordando a habilidade BNCC EF02LP01, que envolve a produção de textos orais e escritos.

7. Visita a um Zoológico ou Aquário

Uma visita a um zoológico ou aquário pode proporcionar uma experiência rica em aprendizado. Os alunos devem observar os animais e registrar informações sobre suas características e habitats. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02CI06, que propõe a observação de seres vivos em diferentes contextos.

8. Criação de Cartazes sobre Animais em Extinção

Os alunos podem pesquisar sobre animais em extinção e criar cartazes informativos. Essa atividade promove a conscientização sobre a preservação ambiental e está relacionada à habilidade BNCC EF02CI07, que aborda a importância da conservação dos seres vivos.

9. Experiência de Observação de Insetos

Os alunos podem usar lupas para observar insetos em um ambiente externo, registrando suas características e comportamentos. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF02CI08, que envolve a observação de seres vivos em diferentes ambientes.

10. Criação de um Diário de Campo

Os alunos podem manter um diário de campo onde registram suas observações sobre diferentes seres vivos ao longo do tempo. Essa atividade estimula a reflexão e a análise, alinhando-se à habilidade BNCC EF02CI09, que propõe a documentação de experiências e observações científicas.