15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre a Páscoa para ensino fundamental

1. Caça aos Ovos de Páscoa

Organizar uma caça aos ovos de Páscoa é uma atividade divertida que estimula a interação entre os alunos. Os professores podem esconder ovos de plástico ou de papel em diferentes locais da escola e fornecer pistas para que as crianças os encontrem. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15LP01, que aborda a produção de textos e a interpretação de informações. Além disso, os alunos podem criar suas próprias pistas, desenvolvendo habilidades de escrita e raciocínio lógico.

2. Produção de Cartões de Páscoa

Os alunos podem criar cartões de Páscoa para presentear amigos e familiares. Essa atividade envolve a habilidade BNCC EF15AR01, que incentiva a expressão artística. Os alunos podem usar diferentes materiais, como papel colorido, canetinhas e adesivos, para personalizar seus cartões. Além de desenvolver a criatividade, essa atividade também promove o trabalho em grupo, já que os alunos podem trocar ideias e colaborar na criação dos cartões.

3. Contação de Histórias sobre a Páscoa

Promover uma sessão de contação de histórias relacionadas à Páscoa é uma excelente maneira de trabalhar a habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a leitura e interpretação de textos. Os professores podem escolher histórias que abordem a importância da Páscoa, suas tradições e significados. Após a contação, os alunos podem discutir o que aprenderam e até mesmo criar suas próprias histórias, estimulando a imaginação e a expressão oral.

4. Oficina de Culinária: Ovos de Chocolate

Realizar uma oficina de culinária onde os alunos aprendem a fazer ovos de chocolate é uma atividade prática e saborosa. Essa atividade pode ser ligada à habilidade BNCC EF15MA03, que aborda a resolução de problemas e o uso de medidas. Os alunos podem trabalhar em grupos, seguindo uma receita e medindo os ingredientes, o que também promove a colaboração e o trabalho em equipe.

5. Criação de Músicas e Canções de Páscoa

Os alunos podem compor músicas ou canções sobre a Páscoa, utilizando a habilidade BNCC EF15AR02, que incentiva a criação artística. Essa atividade pode ser realizada em grupos, onde os alunos discutem temas e letras, e depois apresentam suas composições para a turma. Além de estimular a criatividade, essa atividade também promove a expressão musical e a valorização da cultura.

6. Montagem de Painéis Temáticos

Os alunos podem criar painéis temáticos sobre a Páscoa, utilizando recortes, desenhos e colagens. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15AR03, que envolve a apreciação e a produção de arte. Os painéis podem ser expostos na escola, promovendo a interação entre as turmas e a valorização do trabalho coletivo. Os alunos podem pesquisar sobre as tradições de diferentes culturas, enriquecendo o conhecimento sobre a Páscoa.

7. Jogo da Memória com Símbolos da Páscoa

Desenvolver um jogo da memória utilizando símbolos da Páscoa é uma atividade lúdica que estimula a memória e a concentração. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15MA01, que aborda a resolução de problemas e o raciocínio lógico. Os alunos podem criar suas próprias cartas, desenhando os símbolos da Páscoa, e depois jogar em duplas ou grupos, promovendo a interação e a diversão.

8. Debate sobre a Importância da Páscoa

Organizar um debate sobre a importância da Páscoa e suas tradições é uma ótima maneira de desenvolver habilidades de argumentação e oratória. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a produção e a interpretação de textos orais. Os alunos podem pesquisar sobre diferentes tradições de Páscoa ao redor do mundo e apresentar suas opiniões, promovendo o respeito à diversidade cultural.

9. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que abordem temas relacionados à Páscoa. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15LP02, que incentiva a leitura e a produção de textos. Os alunos podem trabalhar em grupos, desenvolvendo personagens e enredos, e depois apresentar suas histórias para a turma. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de promover a leitura.

10. Experimentos Científicos com Ovos

Realizar experimentos científicos utilizando ovos é uma maneira divertida de ensinar conceitos de ciências. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15CI01, que aborda a investigação e a experimentação. Os alunos podem realizar experimentos como a “demonstração do ovo flutuante” e discutir os resultados, promovendo a curiosidade científica e o aprendizado prático.