15 Ideias de Atividades (BNCC) para creche 3 a 4 anos

1. Pintura com os Dedos

A atividade de pintura com os dedos é uma excelente forma de estimular a criatividade e a coordenação motora das crianças de 3 a 4 anos. Utilizando tinta atóxica, os alunos podem explorar diferentes cores e texturas, criando obras únicas. Essa atividade está alinhada à BNCC, especificamente à habilidade EI03CG01, que envolve a expressão artística e a apreciação das artes visuais.

2. Jogo de Memória com Animais

O jogo de memória é uma atividade que promove a atenção e a memória das crianças. Utilizando cartões com imagens de animais, os alunos devem encontrar os pares correspondentes. Essa atividade se relaciona com a habilidade EI03EF01 da BNCC, que incentiva o desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas e a interação social.

3. Contação de Histórias

A contação de histórias é uma prática que estimula a imaginação e a linguagem oral das crianças. Os professores podem usar fantoches ou livros ilustrados para tornar a atividade mais dinâmica. Essa prática está alinhada à habilidade EI03LP01 da BNCC, que foca no desenvolvimento da linguagem oral e na apreciação literária.

4. Brincadeira de Faz de Conta

As brincadeiras de faz de conta permitem que as crianças explorem diferentes papéis e situações do cotidiano. Essa atividade é fundamental para o desenvolvimento social e emocional, alinhando-se à habilidade EI03ET01 da BNCC, que aborda a importância da interação e da empatia nas relações sociais.

5. Atividades com Massinha de Modelar

Modelar com massinha é uma atividade que estimula a criatividade e a coordenação motora fina. As crianças podem criar formas, objetos e até personagens, desenvolvendo sua imaginação. Essa prática está relacionada à habilidade EI03CG02 da BNCC, que enfatiza a expressão artística e a experimentação com diferentes materiais.

6. Caça ao Tesouro

A caça ao tesouro é uma atividade lúdica que envolve a resolução de pistas e a exploração do ambiente. Os professores podem esconder objetos pela sala e criar pistas simples para que as crianças encontrem. Essa atividade está alinhada à habilidade EI03EF02 da BNCC, que incentiva a curiosidade e a investigação.

7. Dança e Movimento

A dança é uma forma divertida de trabalhar a expressão corporal e a coordenação motora. Os professores podem criar uma aula de dança com músicas infantis, estimulando o movimento e a socialização. Essa atividade se relaciona à habilidade EI03EF03 da BNCC, que aborda a importância da expressão corporal e da atividade física.

8. Jardinagem

A atividade de jardinagem permite que as crianças aprendam sobre a natureza e o cuidado com as plantas. Os alunos podem plantar sementes e observar seu crescimento, desenvolvendo a paciência e a responsabilidade. Essa prática está alinhada à habilidade EI03CN01 da BNCC, que enfatiza a relação com o meio ambiente.

9. Jogos de Roda

Os jogos de roda são uma tradição nas brincadeiras infantis e ajudam a desenvolver a socialização e o trabalho em equipe. Atividades como “Ciranda Cirandinha” ou “A Canção do Pato” são exemplos que podem ser utilizados. Essa atividade se relaciona à habilidade EI03ET02 da BNCC, que foca nas interações sociais e na construção de vínculos.

10. Experimentos Simples

Realizar experimentos simples, como misturar água e corante, é uma forma de introduzir conceitos de ciências de maneira lúdica. As crianças podem observar as mudanças e discutir o que acontece. Essa atividade está alinhada à habilidade EI03CN02 da BNCC, que incentiva a curiosidade e a investigação científica.