15 Ideias de Atividades (BNCC) dos sentidos

1. Exploração dos Sentidos com Frutas

Uma atividade prática que envolve a exploração dos sentidos é a degustação de diferentes frutas. Os alunos podem experimentar frutas variadas, como maçã, banana e abacaxi, e descrever suas características sensoriais. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15CI01, que propõe a observação e descrição de fenômenos naturais.

2. Jogo dos Sons

Os alunos podem participar de um jogo onde devem identificar sons de diferentes instrumentos musicais ou sons da natureza. Essa atividade estimula a audição e a concentração, além de promover a habilidade BNCC EF15AR01, que envolve a apreciação e a criação artística.

3. Caça ao Tesouro dos Sentidos

Organizar uma caça ao tesouro onde os alunos devem encontrar objetos que representem cada um dos cinco sentidos. Por exemplo, um objeto macio para o tato, algo cheiroso para o olfato, e assim por diante. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15EF01, que incentiva a exploração do ambiente.

4. Pintura com os Sentidos

Os alunos podem criar obras de arte utilizando diferentes texturas e materiais que estimulam o tato. Além de pintar, eles podem colar elementos como algodão, areia e folhas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR02, que envolve a experimentação de diferentes técnicas artísticas.

5. Experiência com Aromas

Propor uma atividade onde os alunos devem identificar diferentes aromas utilizando frascos com essências variadas. Essa atividade estimula o olfato e pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15CI02, que trata da percepção e análise de substâncias.

6. Teatro dos Sentidos

Os alunos podem encenar pequenas peças teatrais onde devem expressar emoções e sensações sem o uso de palavras, apenas com gestos e sons. Essa atividade está em conformidade com a habilidade BNCC EF15AR03, que incentiva a expressão corporal e a comunicação não verbal.

7. Experiência Táctil

Criar uma caixa sensorial com diferentes materiais (areia, arroz, feijão, etc.) para que os alunos possam explorar com as mãos. Essa atividade promove o desenvolvimento da habilidade BNCC EF15EF02, que envolve a exploração de diferentes texturas e formas.

8. Observação da Natureza

Levar os alunos para um passeio ao ar livre, onde eles devem observar e descrever o que veem, ouvem e sentem. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15CI03, que propõe a observação e análise do ambiente natural.

9. Experiência de Sabores

Realizar uma atividade de culinária onde os alunos podem preparar receitas simples e experimentar os sabores. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15CI04, que envolve a compreensão dos diferentes sabores e suas combinações.

10. Mapa dos Sentidos

Os alunos podem criar um mapa ilustrado onde representam os diferentes sentidos e suas interações com o mundo ao redor. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15EF03, que incentiva a representação gráfica de ideias e conceitos.