15 Ideias de Atividades (BNCC) de geografia para o 4º ano

1. Mapa Mundi Interativo

Os alunos podem criar um mapa mundi interativo utilizando cartolina e materiais recicláveis. Cada aluno ficará responsável por uma região do mundo, onde deverá pesquisar informações sobre a geografia, cultura e economia do local. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF04GE01, que envolve a leitura e interpretação de mapas.

2. Jogo de Perguntas e Respostas

Organize um jogo de perguntas e respostas sobre os continentes e oceanos. Os alunos podem ser divididos em equipes e, a cada resposta correta, ganham pontos. Essa atividade estimula a competição saudável e a pesquisa, alinhando-se à habilidade BNCC EF04GE02, que aborda a localização de países e continentes.

3. Criação de um Diário de Viagem

Os alunos devem criar um diário de viagem fictício, onde relatam uma viagem a um país de sua escolha. Eles devem incluir informações sobre a geografia, clima, cultura e pontos turísticos. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF04GE03, que trata da diversidade cultural e geográfica.

4. Estudo de Caso: Climas do Brasil

Divida a turma em grupos e atribua a cada um um tipo de clima brasileiro. Os alunos devem pesquisar e apresentar as características do clima, vegetação e fauna da região. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF04GE04, que envolve a análise dos climas e suas influências.

5. Mapa da Cidade

Os alunos devem desenhar um mapa da cidade onde vivem, incluindo pontos de referência importantes. Eles podem utilizar símbolos e legendas para facilitar a compreensão. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF04GE05, que aborda a leitura e a produção de mapas.

6. Estudo das Regiões do Brasil

Promova uma pesquisa sobre as cinco regiões do Brasil, onde cada aluno deve apresentar uma região específica. Eles devem incluir informações sobre a geografia, economia e cultura. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF04GE06, que trata das características das regiões brasileiras.

7. Jogo de Tabuleiro Geográfico

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro que envolva perguntas sobre geografia, como capitais, rios e montanhas. Essa atividade promove o aprendizado lúdico e atende à habilidade BNCC EF04GE07, que envolve a identificação de elementos geográficos.

8. Análise de Mapas Históricos

Os alunos devem analisar mapas históricos de diferentes períodos, comparando as mudanças geográficas ao longo do tempo. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF04GE08, que envolve a análise de transformações no espaço geográfico.

9. Projeto de Sustentabilidade

Os alunos devem desenvolver um projeto que vise a preservação do meio ambiente em sua comunidade. Eles podem apresentar soluções para problemas locais, alinhando-se à habilidade BNCC EF04GE09, que aborda a relação entre sociedade e meio ambiente.

10. Exposição de Culturas

Organize uma exposição onde cada aluno apresenta uma cultura diferente, incluindo aspectos geográficos, culinários e tradições. Essa atividade promove a diversidade cultural e atende à habilidade BNCC EF04GE10, que trata da valorização das culturas locais e globais.