15 Ideias de Atividades (BNCC) de geometria para ensino fundamental

1. Construção de Figuras Geométricas com Materiais Recicláveis

Os alunos podem criar figuras geométricas utilizando materiais recicláveis, como papelão, garrafas plásticas e tampinhas. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão das formas geométricas. Os alunos devem identificar e classificar as figuras construídas, relacionando-as com suas propriedades. Habilidade BNCC: (EF05MA06) – Identificar e classificar figuras geométricas planas e espaciais.

2. Jogo da Memória Geométrica

Crie um jogo da memória com cartões que contenham figuras geométricas e suas respectivas propriedades. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a memorização e a associação entre as figuras e suas características. Habilidade BNCC: (EF05MA07) – Reconhecer e descrever as propriedades das figuras geométricas.

3. Caça ao Tesouro Geométrico

Organize uma caça ao tesouro onde os alunos devem encontrar objetos na sala de aula ou no pátio que correspondam a diferentes formas geométricas. Essa atividade incentiva a observação e a aplicação do conhecimento em situações reais. Habilidade BNCC: (EF05MA08) – Identificar e descrever formas geométricas em diferentes contextos.

4. Desenho de Polígonos com Régua e Compasso

Os alunos devem desenhar diferentes polígonos utilizando régua e compasso. Essa atividade desenvolve a habilidade de construção e compreensão das propriedades dos polígonos, além de trabalhar a precisão e a coordenação motora. Habilidade BNCC: (EF05MA09) – Construir figuras geométricas utilizando instrumentos de desenho.

5. Criação de um Mapa Geométrico

Os alunos podem criar um mapa da escola ou da sala de aula utilizando formas geométricas para representar diferentes áreas. Essa atividade estimula a noção de espaço e a aplicação de conceitos geométricos em um contexto prático. Habilidade BNCC: (EF05MA10) – Representar e interpretar informações em mapas e plantas.

6. Atividade de Origami Geométrico

Introduza os alunos ao origami, a arte de dobrar papel, para criar figuras geométricas. Essa atividade não só ensina sobre formas, mas também desenvolve habilidades motoras e de concentração. Habilidade BNCC: (EF05MA11) – Reconhecer e criar formas geométricas por meio de dobraduras.

7. Montagem de Cubos Mágicos

Utilize cubos mágicos para ensinar sobre volume e área. Os alunos podem explorar a relação entre as faces, arestas e vértices, além de praticar a resolução de problemas. Habilidade BNCC: (EF05MA12) – Calcular a área e o volume de figuras geométricas.

8. Criação de um Quilt Geométrico

Os alunos podem desenhar e colorir quadrados que, juntos, formam um quilt geométrico. Essa atividade promove a identificação de padrões e a compreensão de simetria. Habilidade BNCC: (EF05MA13) – Identificar e criar padrões utilizando formas geométricas.

9. Experimento com Sombra e Luz

Realize um experimento onde os alunos utilizam lanternas para projetar sombras de diferentes figuras geométricas. Essa atividade ajuda a entender a relação entre luz, sombra e formas. Habilidade BNCC: (EF05MA14) – Explorar a relação entre luz e formas geométricas.

10. Criação de um Jogo de Tabuleiro Geométrico

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro que envolva perguntas e desafios sobre geometria. Essa atividade estimula o trabalho em grupo e a aplicação de conhecimentos de forma lúdica. Habilidade BNCC: (EF05MA15) – Resolver problemas envolvendo conceitos de geometria.