15 Ideias de Atividades (BNCC) de história 1º ano ensino fundamental

1. Linha do Tempo da História

Uma atividade que envolve a criação de uma linha do tempo com eventos importantes da história do Brasil. Os alunos podem desenhar ou recortar imagens que representem cada evento e organizá-los cronologicamente. Essa atividade está alinhada à habilidade EF01HI01, que aborda a identificação de eventos significativos da história.

2. Contação de Histórias

Os alunos podem se dividir em grupos e escolher uma história da cultura brasileira para contar. Cada grupo pode apresentar a história através de uma dramatização ou uma apresentação em slides. Essa atividade desenvolve a habilidade EF01HI02, que envolve a apreciação de narrativas históricas.

3. Mapa do Brasil

Os alunos podem criar um mapa do Brasil destacando as regiões e suas características históricas. Essa atividade pode incluir a pesquisa sobre a história de cada região e a apresentação dos dados em sala de aula. Está relacionada à habilidade EF01HI03, que trata da localização e identificação de diferentes regiões do Brasil.

4. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre a história do Brasil, utilizando cartões com perguntas e respostas. Essa atividade estimula a pesquisa e a memorização de fatos históricos, alinhando-se à habilidade EF01HI04, que envolve a busca por informações históricas.

5. Criação de um Diário de Bordo

Cada aluno pode criar um diário de bordo onde registra suas descobertas sobre a história do Brasil. Eles podem incluir desenhos, recortes e textos. Essa atividade promove a reflexão e a expressão pessoal, alinhando-se à habilidade EF01HI05, que incentiva a produção de textos sobre a história.

6. Visita a um Museu Virtual

Os alunos podem explorar um museu virtual e escolher uma exposição para apresentar aos colegas. Essa atividade estimula o uso de tecnologia e a pesquisa sobre artefatos históricos, alinhando-se à habilidade EF01HI06, que envolve a análise de fontes históricas.

7. Entrevista com um Idoso

Os alunos podem entrevistar um idoso da família ou da comunidade para aprender sobre a história local. Eles podem registrar as histórias e apresentá-las em sala de aula. Essa atividade está relacionada à habilidade EF01HI07, que aborda a valorização da memória e da oralidade.

8. Criação de Cartazes Temáticos

Os alunos podem criar cartazes sobre temas históricos, como a Independência do Brasil ou a Proclamação da República. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF01HI08, que envolve a produção de materiais informativos.

9. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar um teatro de fantoches para representar um evento histórico. Essa atividade desenvolve a criatividade e a habilidade de trabalhar em grupo, alinhando-se à habilidade EF01HI09, que incentiva a dramatização de fatos históricos.

10. Criação de um Livro de Histórias

Os alunos podem coletar histórias que aprenderam e criar um livro ilustrado. Cada aluno pode contribuir com uma página, e o livro pode ser compartilhado com a turma. Essa atividade está alinhada à habilidade EF01HI10, que envolve a produção de textos coletivos sobre a história.