15 Ideias de Atividades (BNCC) sujeito e predicado

1. Identificação de Sujeito e Predicado em Frases: Proponha aos alunos a leitura de um texto curto e a identificação do sujeito e do predicado em frases selecionadas. Essa atividade pode ser realizada em grupos, onde cada grupo apresenta suas respostas. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Frases com Sujeito e Predicado: Os alunos devem criar frases originais que contenham sujeito e predicado, utilizando palavras de uma lista fornecida pelo professor. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da escrita. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Jogo da Memória: Sujeito e Predicado: Crie um jogo da memória com cartões que contenham sujeitos e predicados. Os alunos devem encontrar os pares corretos, promovendo a associação entre os elementos da oração. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Atividade de Completar Frases: Forneça frases incompletas e peça aos alunos que as completem, identificando o sujeito e o predicado. Essa atividade ajuda a reforçar a compreensão da estrutura da oração. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Teatro de Fantoches: Sujeito e Predicado: Os alunos criam um pequeno teatro de fantoches onde cada personagem representa um sujeito. O enredo deve incluir ações que formem o predicado. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Desenho e Escrita: Sujeito e Predicado: Peça aos alunos que desenhem uma cena e, em seguida, escrevam frases que descrevam o que está acontecendo, identificando o sujeito e o predicado. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Caça-Palavras de Sujeito e Predicado: Crie um caça-palavras com termos relacionados a sujeito e predicado. Após encontrarem as palavras, os alunos devem usá-las em frases. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. História em Quadrinhos: Sujeito e Predicado: Os alunos devem criar uma história em quadrinhos onde cada quadro deve conter uma frase com sujeito e predicado. Essa atividade integra arte e linguagem. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Debate sobre Sujeito e Predicado: Organize um debate onde os alunos devem defender a importância do sujeito e do predicado na construção de frases. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Jogo de Perguntas e Respostas: Os alunos fazem perguntas uns aos outros, e devem responder identificando o sujeito e o predicado de suas respostas. Essa atividade promove a interação e a prática oral. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Atividade de Reescrita: Proponha que os alunos reescrevam um texto conhecido, alterando o sujeito e o predicado, mantendo o sentido original. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Construção de Poemas: Os alunos devem criar poemas que utilizem diferentes sujeitos e predicados, explorando a musicalidade da língua. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Entrevista com um Personagem: Os alunos realizam entrevistas com personagens fictícios, onde devem formular perguntas que identifiquem o sujeito e o predicado nas respostas. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Criação de Cartazes: Os alunos criam cartazes que expliquem o que são sujeito e predicado, utilizando exemplos e ilustrações. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Roda de Leitura: Organize uma roda de leitura onde os alunos leem textos e, em seguida, discutem sobre os sujeitos e predicados encontrados. Habilidade BNCC: EF15LP15.