15 Ideias de Atividades (BNCC) biologia 3º ano ensino médio

1. Experimentos sobre Fotossíntese

Realizar experimentos práticos sobre fotossíntese é uma excelente forma de engajar os alunos do 3º ano do ensino médio. Os estudantes podem observar o processo de produção de oxigênio por meio de plantas aquáticas, como a elódea. A atividade pode incluir a medição da quantidade de bolhas de oxigênio produzidas em diferentes condições de luz. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: EB 3. Ciências da Natureza, 3º ano, EF09CI03.

2. Análise de Ecossistemas Locais

Os alunos podem realizar uma visita a um ecossistema local, como um parque ou uma reserva ambiental, para coletar amostras de solo e água. Em sala de aula, eles podem analisar a biodiversidade presente e discutir a importância da conservação. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC: EB 3. Ciências da Natureza, 3º ano, EF09CI04.

3. Criação de um Herbário

A atividade de criar um herbário permite que os alunos coletem e identifiquem plantas da região. Eles podem aprender sobre a classificação das espécies e a importância da flora local. Essa prática está alinhada à habilidade BNCC: EB 3. Ciências da Natureza, 3º ano, EF09CI05.

4. Debate sobre Biotecnologia

Organizar um debate sobre os avanços da biotecnologia e suas implicações éticas e sociais é uma forma de estimular o pensamento crítico dos alunos. Eles podem pesquisar sobre temas como transgênicos e clonagem, promovendo discussões enriquecedoras. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC: EB 3. Ciências da Natureza, 3º ano, EF09CI06.

5. Simulação de Cadeias Alimentares

Os alunos podem criar maquetes ou diagramas que representem cadeias alimentares de diferentes ecossistemas. Essa atividade ajuda a entender as relações entre os organismos e a importância da biodiversidade. A habilidade BNCC correspondente é: EB 3. Ciências da Natureza, 3º ano, EF09CI07.

6. Estudo de Genética com Ervilhas

Realizar experimentos de cruzamento de ervilhas, seguindo os princípios de Mendel, permite que os alunos compreendam os conceitos de hereditariedade. Eles podem registrar e analisar os resultados, discutindo a variabilidade genética. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: EB 3. Ciências da Natureza, 3º ano, EF09CI08.

7. Projeto de Conservação Ambiental

Os alunos podem desenvolver um projeto de conservação ambiental em sua escola ou comunidade, abordando temas como reciclagem e uso sustentável dos recursos naturais. Essa atividade promove a cidadania e a responsabilidade ambiental, alinhando-se à habilidade BNCC: EB 3. Ciências da Natureza, 3º ano, EF09CI09.

8. Análise de Dados de Saúde Pública

Os alunos podem coletar e analisar dados sobre doenças prevalentes na comunidade, discutindo fatores de risco e prevenção. Essa atividade estimula a aplicação de conhecimentos de biologia em contextos reais e está alinhada à habilidade BNCC: EB 3. Ciências da Natureza, 3º ano, EF09CI10.

9. Estudo de Ecologia em Campo

Realizar atividades de campo para estudar a ecologia de um ambiente específico, como um rio ou uma floresta, permite que os alunos observem interações entre organismos e seu habitat. Essa prática está alinhada à habilidade BNCC: EB 3. Ciências da Natureza, 3º ano, EF09CI11.

10. Criação de um Blog de Ciências

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas descobertas e aprendizados em biologia. Essa atividade estimula a escrita científica e a comunicação, além de promover o uso de tecnologias digitais. A habilidade BNCC correspondente é: EB 3. Ciências da Natureza, 3º ano, EF09CI12.