15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre numeral gramática

1. Jogo da Memória com Números

Crie um jogo da memória utilizando cartões com números e palavras que representem esses números. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, estimulando a associação entre o numeral e sua representação escrita. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02MA03, que envolve a leitura e a escrita de números.

2. Caça ao Tesouro Numérico

Organize uma caça ao tesouro onde os alunos devem encontrar objetos ou imagens que representem diferentes quantidades. Cada item encontrado deve ser registrado com seu numeral correspondente. Essa atividade promove a habilidade BNCC EF02MA04, que trata da contagem e da comparação de quantidades.

3. Criação de Histórias com Números

Peça aos alunos que escrevam pequenas histórias que incluam números. Por exemplo, “Eu tenho 3 gatos e 2 cachorros”. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação prática dos números, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP01, que envolve a produção de textos.

4. Bingo dos Números

Monte cartelas de bingo com diferentes números. O professor pode chamar os números e os alunos devem marcar em suas cartelas. Essa atividade ajuda na identificação e reconhecimento dos números, atendendo à habilidade BNCC EF02MA03.

5. Gráfico de Preferências

Realize uma pesquisa de preferências entre os alunos (por exemplo, frutas favoritas) e crie um gráfico com os resultados. Os alunos devem contar quantas pessoas escolheram cada fruta e representar isso em números. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02MA05, que envolve a coleta e a organização de dados.

6. Música dos Números

Utilize músicas que mencionem números e peça aos alunos que identifiquem e escrevam os números que escutam. Essa atividade torna o aprendizado lúdico e divertido, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP02, que trata da interpretação de letras de músicas.

7. Desenho e Contagem

Peça aos alunos que desenhem um cenário e incluam elementos numerados (por exemplo, 5 árvores, 3 casas). Em seguida, eles devem apresentar seus desenhos e contar os elementos. Essa atividade promove a habilidade BNCC EF02MA03, que envolve a contagem e a representação de quantidades.

8. Jogo de Dados

Utilize dados para criar um jogo onde os alunos devem somar os números que saem nos dados. Eles podem jogar em duplas e registrar os resultados. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02MA06, que envolve a adição de números.

9. Cartões de Números

Crie cartões com diferentes números e distribua entre os alunos. Eles devem formar grupos de acordo com a quantidade que têm. Essa atividade ajuda na visualização e compreensão dos números, alinhando-se à habilidade BNCC EF02MA04.

10. Atividade de Classificação

Peça aos alunos que classifiquem objetos em grupos de acordo com a quantidade (por exemplo, 2 lápis, 4 borrachas). Em seguida, eles devem registrar a quantidade de cada grupo em forma de numeral. Essa atividade promove a habilidade BNCC EF02MA04, que envolve a comparação e a classificação de quantidades.