15 Ideias de Atividades (BNCC) meio de transporte na educação infantil

1. Criação de um Mapa de Transporte

Nesta atividade, os alunos irão criar um mapa que represente diferentes meios de transporte. Utilizando papel, canetinhas e outros materiais, as crianças poderão desenhar e colorir os meios de transporte que conhecem, como carros, ônibus, bicicletas e aviões. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03ET01, que envolve a exploração de diferentes formas de locomoção.

2. Jogo de Memória dos Meios de Transporte

Os alunos poderão participar de um jogo de memória utilizando cartas que representam diferentes meios de transporte. Cada carta deve ter uma imagem e o nome do transporte correspondente. Essa atividade estimula a memória e o reconhecimento visual, alinhando-se à habilidade BNCC EI03EF01, que trabalha com jogos e brincadeiras.

3. Contação de Histórias sobre Viagens

Os professores podem contar histórias que envolvam viagens e diferentes meios de transporte. Após a contação, os alunos podem desenhar a parte da história que mais gostaram. Essa atividade promove a imaginação e a expressão artística, atendendo à habilidade BNCC EI03LP01, que envolve a apreciação de narrativas.

4. Experiência Sensorial com Transporte

Os alunos podem participar de uma atividade sensorial onde irão explorar diferentes texturas e sons relacionados aos meios de transporte. Por exemplo, podem tocar em materiais que imitam a superfície de um carro ou ouvir sons de ônibus e trens. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI03ET02, que envolve a exploração de diferentes sensações.

5. Criação de um Diário de Viagem

Cada aluno pode criar um diário de viagem onde desenhará ou colará imagens de diferentes meios de transporte que gostaria de usar em uma viagem. Essa atividade estimula a escrita e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC EI03LP02, que envolve a produção de textos.

6. Música e Dança dos Transportes

Os alunos podem aprender músicas que falam sobre diferentes meios de transporte e criar uma coreografia para acompanhar. Essa atividade promove a expressão corporal e a coordenação motora, alinhando-se à habilidade BNCC EI03EF02, que envolve a prática de atividades rítmicas.

7. Visita a um Terminal de Transporte

Uma visita a um terminal de ônibus ou estação de trem pode ser uma ótima oportunidade para as crianças verem de perto os meios de transporte. Durante a visita, os alunos podem fazer anotações e desenhos sobre o que observaram, atendendo à habilidade BNCC EI03CI01, que envolve a observação do ambiente.

8. Montagem de um Quebra-Cabeça de Transporte

Os alunos podem montar quebra-cabeças que representem diferentes meios de transporte. Essa atividade ajuda no desenvolvimento da coordenação motora e do raciocínio lógico, alinhando-se à habilidade BNCC EI03MA01, que envolve a resolução de problemas.

9. Criação de Cartazes sobre Transporte Sustentável

Os alunos podem pesquisar e criar cartazes sobre meios de transporte sustentáveis, como bicicletas e transportes públicos. Essa atividade promove a conscientização ambiental e a pesquisa, alinhando-se à habilidade BNCC EI03CI02, que envolve a discussão sobre sustentabilidade.

10. Jogo de Role-Playing com Meios de Transporte

Os alunos podem participar de um jogo de interpretação onde cada um assume o papel de um meio de transporte. Eles podem simular como funcionam e interagir entre si. Essa atividade estimula a criatividade e a socialização, alinhando-se à habilidade BNCC EI03EF03, que envolve a dramatização e a expressão de ideias.