15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre árvore

1. Criação de um Herbário de Árvores

Os alunos podem coletar folhas, flores e frutos de diferentes árvores e montar um herbário. Essa atividade permite que os estudantes aprendam sobre a biodiversidade local e a importância das árvores no ecossistema. As habilidades BNCC correspondentes incluem: CIENCIAS – 3º ano – (EF03CI03), que aborda a observação e descrição de seres vivos.

2. Desenho e Identificação de Árvores

Nesta atividade, os alunos devem desenhar uma árvore que eles conhecem e identificar suas partes (raízes, tronco, folhas, etc.). A atividade pode ser complementada com uma pesquisa sobre a espécie escolhida. As habilidades BNCC correspondentes são: ARTES – 3º ano – (EF15AR03), que promove a expressão artística e a apreciação da natureza.

3. Contação de Histórias sobre Árvores

Os professores podem contar histórias que envolvem árvores, como fábulas ou mitos. Após a contação, os alunos podem discutir a moral da história e sua relação com a natureza. As habilidades BNCC correspondentes incluem: LINGUAGENS – 3º ano – (EF15LP03), que estimula a interpretação de textos e a reflexão crítica.

4. Plantio de Árvores

Organizar um dia de plantio de árvores na escola ou em um parque local. Os alunos podem aprender sobre o processo de plantio e a importância das árvores para o meio ambiente. As habilidades BNCC correspondentes são: CIENCIAS – 4º ano – (EF04CI02), que aborda a relação entre os seres vivos e o ambiente.

5. Jogo de Memória com Árvores

Criar um jogo de memória utilizando imagens de diferentes espécies de árvores e suas características. Essa atividade ajuda os alunos a aprender sobre a diversidade arbórea de forma lúdica. As habilidades BNCC correspondentes incluem: MATEMATICA – 3º ano – (EF03MA06), que trabalha com jogos e estratégias de raciocínio lógico.

6. Experimentos com Sementes

Os alunos podem realizar experimentos para observar o crescimento de diferentes sementes em condições variadas (luz, água, solo). Essa atividade promove a compreensão do ciclo de vida das plantas. As habilidades BNCC correspondentes são: CIENCIAS – 5º ano – (EF05CI01), que aborda os ciclos de vida dos seres vivos.

7. Mapa das Árvores da Escola

Os alunos podem criar um mapa indicando onde estão localizadas as árvores na escola. Essa atividade pode incluir a identificação das espécies e suas características. As habilidades BNCC correspondentes são: GEOGRAFIA – 4º ano – (EF04GE01), que aborda a leitura e interpretação de mapas.

8. Teatro de Fantoches sobre Árvores

Os alunos podem criar fantoches de árvores e encenar uma peça sobre a importância das árvores para o meio ambiente. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em grupo. As habilidades BNCC correspondentes incluem: ARTES – 5º ano – (EF15AR04), que promove a criação e a apresentação de performances artísticas.

9. Pesquisa sobre Árvores Nativas

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre as árvores nativas da região, suas características e importância. Essa atividade pode culminar em uma apresentação para a turma. As habilidades BNCC correspondentes são: CIENCIAS – 4º ano – (EF04CI03), que aborda a pesquisa e a apresentação de informações científicas.

10. Criação de um Diário de Observação

Os alunos podem manter um diário de observação das árvores ao longo do ano, registrando mudanças nas folhas, flores e frutos. Essa atividade incentiva a observação e a reflexão sobre as mudanças sazonais. As habilidades BNCC correspondentes incluem: CIENCIAS – 5º ano – (EF05CI04), que aborda a observação e a descrição de fenômenos naturais.