15 Ideias de Atividades (BNCC) de ciências para o 3º ano

1. Experimentos com Plantas

Uma atividade interessante para o 3º ano é realizar experimentos com plantas. Os alunos podem cultivar diferentes tipos de sementes em condições variadas, como luz, água e solo. Essa atividade permite que eles observem o crescimento das plantas e aprendam sobre os fatores que influenciam esse processo. As habilidades BNCC correspondentes incluem CIENCIAS 3º ANO – EF03CI01, que aborda a observação de fenômenos naturais.

2. Ciclo da Água

Os alunos podem criar um modelo do ciclo da água utilizando materiais recicláveis. Essa atividade ajuda a visualizar as etapas do ciclo, como evaporação, condensação e precipitação. A habilidade BNCC relacionada é CIENCIAS 3º ANO – EF03CI02, que trata da compreensão dos ciclos naturais.

3. Observação de Insetos

Levar os alunos para um passeio ao ar livre para observar insetos é uma excelente forma de aprender sobre a biodiversidade. Os alunos podem coletar dados sobre os insetos que encontram, como tipo, cor e habitat. Essa atividade se relaciona com a habilidade CIENCIAS 3º ANO – EF03CI03, que envolve a identificação de seres vivos e suas características.

4. Experiência com Magnetismo

Os alunos podem explorar o magnetismo utilizando ímãs e objetos metálicos. Eles podem testar quais materiais são atraídos pelos ímãs e discutir as propriedades magnéticas. A habilidade BNCC correspondente é CIENCIAS 3º ANO – EF03CI04, que aborda as propriedades dos materiais.

5. Criação de Terrários

Construir terrários é uma atividade que permite aos alunos entenderem os ecossistemas. Eles podem montar um terrário em uma garrafa transparente, observando as interações entre plantas e pequenos animais. Essa atividade está ligada à habilidade CIENCIAS 3º ANO – EF03CI05, que trata da relação entre os seres vivos e o ambiente.

6. Estudo do Solo

Os alunos podem coletar amostras de solo de diferentes locais e analisá-las quanto à textura, cor e presença de organismos. Essa atividade ajuda a entender a importância do solo para a vida. A habilidade BNCC relacionada é CIENCIAS 3º ANO – EF03CI06, que aborda a composição do solo e sua importância.

7. Observação do Céu

Realizar uma atividade de observação do céu em diferentes horários do dia pode ensinar sobre o movimento do sol e das estrelas. Os alunos podem registrar suas observações em um diário. A habilidade correspondente é CIENCIAS 3º ANO – EF03CI07, que trata dos fenômenos celestes.

8. Experimentos com Água e Óleo

Os alunos podem realizar um experimento simples para observar a imiscibilidade entre água e óleo. Essa atividade é ótima para discutir conceitos de densidade e mistura. A habilidade BNCC é CIENCIAS 3º ANO – EF03CI08, que aborda as propriedades dos líquidos.

9. Criação de Cartazes sobre Animais

Os alunos podem pesquisar diferentes animais e criar cartazes informativos. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação de informações. A habilidade correspondente é CIENCIAS 3º ANO – EF03CI09, que envolve a pesquisa sobre os seres vivos.

10. Jogo de Classificação de Seres Vivos

Desenvolver um jogo onde os alunos devem classificar diferentes seres vivos em grupos, como plantas, animais e fungos, é uma maneira divertida de aprender sobre a diversidade da vida. A habilidade BNCC é CIENCIAS 3º ANO – EF03CI10, que trata da classificação dos seres vivos.