15 Ideias de Atividades (BNCC) ensino fundamental 1 língua portuguesa

1. Jogo de Rimas

Uma atividade lúdica que envolve a criação de rimas com palavras do cotidiano. Os alunos podem trabalhar em grupos para formar pares de rimas, estimulando a criatividade e a sonoridade das palavras. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a produção de textos orais e escritos.

2. Contação de Histórias

Os alunos podem criar e contar suas próprias histórias, utilizando personagens e cenários que eles mesmos inventaram. Essa atividade promove a expressão oral e a organização de ideias, atendendo à habilidade EF15LP02, que trata da produção de narrativas.

3. Caça-Palavras Temático

Os alunos devem encontrar palavras relacionadas a um tema específico, como animais ou profissões. Essa atividade ajuda a ampliar o vocabulário e a desenvolver a atenção, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que envolve a leitura e interpretação de palavras.

4. Produção de Poemas

Os alunos são incentivados a criar poemas sobre temas que lhes interessam, utilizando diferentes formas poéticas. Essa atividade estimula a sensibilidade estética e a expressão pessoal, conforme a habilidade EF15LP04, que aborda a produção de textos poéticos.

5. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos podem participar de um jogo onde fazem perguntas sobre um texto lido em sala. Essa atividade promove a compreensão leitora e a interação entre os alunos, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que envolve a interpretação de textos.

6. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, desenhando e escrevendo os diálogos. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa visual, atendendo à habilidade EF15LP06, que trata da produção de textos gráficos.

7. Leitura Compartilhada

Os alunos realizam a leitura de um livro em grupo, discutindo os personagens e a trama. Essa atividade desenvolve a habilidade de interpretação e análise crítica, alinhando-se à habilidade EF15LP07, que envolve a leitura de diferentes gêneros textuais.

8. Jogo de Sinônimos e Antônimos

Os alunos participam de um jogo onde devem encontrar sinônimos e antônimos para palavras apresentadas. Essa atividade amplia o vocabulário e a compreensão semântica, conforme a habilidade EF15LP08, que aborda o uso de diferentes significados.

9. Debate sobre Temas Relevantes

Os alunos são divididos em grupos para debater temas atuais, desenvolvendo a argumentação e a escuta ativa. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP09, que envolve a produção de textos argumentativos.

10. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes sobre temas estudados, utilizando imagens e textos explicativos. Essa atividade estimula a pesquisa e a síntese de informações, atendendo à habilidade EF15LP10, que trata da produção de textos informativos.