15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre a água para 4º ano

1. Experimento de Filtração de Água

Os alunos podem realizar um experimento simples de filtração de água utilizando materiais como areia, pedras e carvão. Essa atividade permite que os estudantes compreendam o processo de purificação da água e a importância da preservação dos recursos hídricos. Habilidade BNCC: CI.4.1.

2. Mapa das Fontes de Água

Os alunos devem criar um mapa ilustrativo das fontes de água da sua região, identificando rios, lagos e nascentes. Essa atividade estimula a pesquisa e a valorização dos recursos hídricos locais. Habilidade BNCC: GE.4.1.

3. Debate sobre o Uso da Água

Promover um debate em sala de aula sobre o uso consciente da água e os impactos da poluição. Os alunos podem se dividir em grupos para apresentar argumentos a favor e contra diferentes práticas de uso da água. Habilidade BNCC: EF15LP01.

4. Criação de Cartazes Educativos

Os estudantes podem criar cartazes educativos sobre a importância da água e dicas para economizá-la. Essa atividade estimula a criatividade e a conscientização ambiental. Habilidade BNCC: AR.4.1.

5. Jogo da Memória sobre a Água

Desenvolver um jogo da memória com imagens e informações sobre a água, como ciclos, usos e cuidados. Essa atividade lúdica ajuda na fixação do conteúdo de forma divertida. Habilidade BNCC: EF15AR02.

6. Experiência do Ciclo da Água

Os alunos podem criar um mini ecossistema em garrafas PET para observar o ciclo da água. Essa atividade prática proporciona uma compreensão visual do ciclo hidrológico. Habilidade BNCC: CI.4.2.

7. Pesquisa sobre a Água em Diferentes Culturas

Os alunos devem pesquisar como diferentes culturas utilizam e valorizam a água. Essa atividade promove a diversidade cultural e a reflexão sobre a água como um recurso universal. Habilidade BNCC: HI.4.1.

8. Criação de um Diário da Água

Cada aluno pode manter um diário onde registra o consumo de água durante uma semana, refletindo sobre hábitos e formas de economizar. Habilidade BNCC: EF15LP02.

9. Visita a um Corpo Hídrico

Organizar uma visita a um rio ou lago próximo para observar a fauna e flora locais, além de discutir a importância da preservação desses ambientes. Habilidade BNCC: GE.4.2.

10. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos curtos explicando a importância da água e como podemos preservá-la. Essa atividade estimula o uso de tecnologia e a comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP03.