15 Ideias de Atividades (BNCC) 5º ano ensino fundamental educação física

1. Jogo de Queimada Adaptado

O jogo de queimada é uma atividade clássica que pode ser adaptada para o 5º ano do ensino fundamental. Os alunos são divididos em duas equipes e devem tentar eliminar os jogadores do time adversário, lançando uma bola. Para tornar a atividade mais inclusiva, é possível utilizar bolas de diferentes tamanhos e pesos, garantindo que todos os alunos possam participar. Essa atividade desenvolve habilidades motoras, trabalho em equipe e respeito às regras. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Circuito de Obstáculos

Montar um circuito de obstáculos é uma excelente forma de trabalhar a agilidade e a coordenação motora dos alunos. Os professores podem utilizar cones, cordas e outros materiais para criar desafios que os alunos devem superar. Além de promover a atividade física, essa atividade estimula a superação de limites e o espírito de equipe. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança das Cadeiras

A dança das cadeiras é uma atividade divertida que pode ser utilizada para trabalhar a música e o movimento. Os alunos dançam ao redor de cadeiras dispostas em círculo e, quando a música para, devem encontrar uma cadeira para sentar. Essa atividade promove a socialização e o desenvolvimento rítmico. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Futebol de Salão

O futebol de salão é uma ótima opção para desenvolver habilidades de trabalho em equipe e coordenação. Os alunos podem ser divididos em times e jogar em um espaço delimitado. É importante que o professor explique as regras e incentive o respeito entre os jogadores. Essa atividade também pode ser adaptada para incluir alunos com diferentes habilidades. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Atividades de Alongamento

Iniciar as aulas de educação física com atividades de alongamento é fundamental para prevenir lesões e preparar o corpo para a atividade física. Os alunos podem aprender diferentes tipos de alongamentos, tanto dinâmicos quanto estáticos, e a importância de cada um deles. Essa prática contribui para a flexibilidade e o bem-estar dos alunos. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Jogos de Tabuleiro Gigantes

Transformar jogos de tabuleiro tradicionais em versões gigantes para serem jogados ao ar livre é uma maneira divertida de estimular o raciocínio lógico e a interação social. Os alunos podem participar de jogos como dama ou xadrez, utilizando peças grandes feitas de materiais recicláveis. Essa atividade promove o pensamento estratégico e a colaboração. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Corrida de Revezamento

A corrida de revezamento é uma atividade que estimula a velocidade e o trabalho em equipe. Os alunos são divididos em grupos e devem completar um percurso passando um bastão entre si. Essa atividade ensina a importância da colaboração e do esforço coletivo, além de promover a prática de exercícios físicos. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Jogos de Imitação

Os jogos de imitação são ótimos para desenvolver a criatividade e a expressão corporal dos alunos. O professor pode propor que os alunos imitem diferentes animais ou movimentos, promovendo a diversão e a atividade física. Essa atividade também pode ser utilizada para trabalhar a coordenação motora e a consciência corporal. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Atividades com Bola ao Ar Livre

Realizar atividades com bola ao ar livre, como vôlei ou basquete, é uma excelente maneira de promover a socialização e o trabalho em equipe. Os alunos podem aprender as regras dos jogos e desenvolver habilidades motoras, como o lançamento e a recepção. É importante que o professor incentive o respeito e a fair play durante as atividades. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Gincana de Jogos Tradicionais

Organizar uma gincana com jogos tradicionais, como corrida de saco, cabo de guerra e caça ao tesouro, pode ser uma forma divertida de promover a atividade física e a interação entre os alunos. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a competição saudável, além de resgatar brincadeiras que fazem parte da cultura popular. Habilidade BNCC: EF15EF10.