15 Ideias de Atividades (BNCC) de ciências na educação infantil

1. Experimentos com Água

Uma atividade prática que envolve a exploração das propriedades da água. Os alunos podem realizar experimentos simples, como a mistura de água com diferentes substâncias (sal, açúcar, óleo) para observar a solubilidade e a densidade. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: EI02CG01, que envolve a investigação de fenômenos naturais.

2. Plantio de Sementes

Os alunos podem plantar diferentes tipos de sementes em pequenos vasos e acompanhar seu crescimento ao longo do tempo. Essa atividade permite que as crianças aprendam sobre o ciclo de vida das plantas e a importância da água e da luz solar. Relaciona-se com a habilidade BNCC: EI02CG02, que trata da observação e registro de fenômenos naturais.

3. Experiência com Magnetismo

Utilizando ímãs e objetos diversos, as crianças podem explorar quais materiais são atraídos pelo magnetismo. Essa atividade estimula a curiosidade e a investigação, alinhando-se à habilidade BNCC: EI02CG03, que envolve a exploração de propriedades de materiais.

4. Observação de Insetos

Levar os alunos para um passeio ao ar livre para observar insetos em seu habitat natural. As crianças podem coletar informações sobre os insetos que encontram, como cor, tamanho e comportamento. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC: EI02CG04, que envolve a observação de seres vivos.

5. Criação de um Terrário

Os alunos podem criar um terrário com plantas e pequenos animais, como insetos. Essa atividade ensina sobre ecossistemas e a interdependência entre os seres vivos, alinhando-se à habilidade BNCC: EI02CG05, que trata da relação entre os seres vivos e o ambiente.

6. Experimentos com Som

Utilizando instrumentos musicais ou objetos do cotidiano, as crianças podem explorar a produção de sons e suas características. Essa atividade promove a investigação sobre as propriedades do som e se relaciona com a habilidade BNCC: EI02CG06, que envolve a exploração de fenômenos sonoros.

7. Observação do Céu

Realizar uma atividade noturna de observação das estrelas e da lua. As crianças podem aprender sobre constelações e fases da lua, estimulando a curiosidade sobre o universo. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: EI02CG07, que envolve a observação de fenômenos astronômicos.

8. Experiência com Cores

As crianças podem explorar a mistura de cores utilizando tintas ou água com corante. Essa atividade permite que os alunos aprendam sobre a teoria das cores e suas combinações, alinhando-se à habilidade BNCC: EI02CG08, que envolve a exploração de fenômenos ópticos.

9. Construção de um Mapa do Corpo Humano

Os alunos podem criar um grande mapa do corpo humano, identificando e nomeando diferentes partes do corpo. Essa atividade ajuda as crianças a entenderem a anatomia básica e suas funções, alinhando-se à habilidade BNCC: EI02CG09, que trata do conhecimento sobre o corpo humano.

10. Experiência com Plantas e Luz

Colocar plantas em diferentes condições de luz (sol, sombra) e observar seu crescimento. Essa atividade ensina sobre a fotossíntese e a importância da luz para as plantas, alinhando-se à habilidade BNCC: EI02CG10, que envolve a investigação de fatores que influenciam o crescimento das plantas.