15 Ideias de Atividades (BNCC) cores primárias e secundárias 5º ano

1. Exploração das Cores com Tintas Naturais: Os alunos podem criar suas próprias tintas utilizando ingredientes naturais, como beterraba, cenoura e espinafre. Essa atividade permite que eles aprendam sobre as cores primárias e secundárias, além de desenvolver habilidades de observação e experimentação. Habilidade BNCC: Arte – (EF15AR01).

2. Roda de Cores: Os estudantes podem criar uma roda de cores utilizando papel colorido. Eles devem recortar e colar as cores primárias e misturá-las para formar as secundárias. Essa atividade promove a compreensão das relações entre as cores. Habilidade BNCC: Arte – (EF15AR02).

3. Caça às Cores: Organizar uma caça ao tesouro onde os alunos devem encontrar objetos na sala de aula ou no pátio que correspondam às cores primárias e secundárias. Essa atividade incentiva a observação e a identificação das cores no cotidiano. Habilidade BNCC: Arte – (EF15AR03).

4. Desenho com Cores Misturadas: Propor que os alunos desenhem uma cena e utilizem apenas as cores primárias, misturando-as para criar as secundárias. Essa atividade estimula a criatividade e a prática de mistura de cores. Habilidade BNCC: Arte – (EF15AR04).

5. Experiência com Luz: Utilizar lanternas coloridas para mostrar como as cores primárias se misturam para formar outras cores. Os alunos podem observar como a luz influencia a percepção das cores. Habilidade BNCC: Ciências – (EF05CI03).

6. Criação de Cartazes: Os alunos podem criar cartazes informativos sobre as cores primárias e secundárias, incluindo exemplos do cotidiano. Essa atividade desenvolve habilidades de pesquisa e apresentação. Habilidade BNCC: Arte – (EF15AR05).

7. Jogos de Cores: Criar um jogo de memória utilizando cartões com cores primárias e secundárias. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a memorização e a identificação das cores. Habilidade BNCC: Matemática – (EF05MA01).

8. Teatro das Cores: Propor uma atividade de teatro onde os alunos representam diferentes cores e suas emoções. Essa atividade ajuda a associar cores a sentimentos e estimula a expressão artística. Habilidade BNCC: Arte – (EF15AR06).

9. Experimentos com Água e Corante: Realizar experimentos onde os alunos misturam água com corantes para observar a formação de novas cores. Essa atividade é uma introdução à química das cores. Habilidade BNCC: Ciências – (EF05CI04).

10. Criação de Mosaicos: Os alunos podem criar mosaicos utilizando papéis coloridos, focando na combinação de cores primárias e secundárias. Essa atividade promove a coordenação motora e a criatividade. Habilidade BNCC: Arte – (EF15AR07).

11. Desenho de Natureza: Incentivar os alunos a desenharem uma paisagem utilizando apenas as cores primárias e secundárias, discutindo a importância das cores na natureza. Habilidade BNCC: Geografia – (EF05GE01).

12. História das Cores: Contar a história de como as cores foram descobertas e utilizadas ao longo do tempo, estimulando a pesquisa e o interesse pela história da arte. Habilidade BNCC: História – (EF05HI02).

13. Criação de um Livro de Cores: Os alunos podem criar um livro ilustrado onde cada página representa uma cor, com exemplos e descrições. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita e criatividade. Habilidade BNCC: Língua Portuguesa – (EF15LP01).

14. Experiência com Sombra: Utilizar objetos coloridos e luzes para mostrar como as sombras podem alterar a percepção das cores. Essa atividade é uma introdução à física das cores. Habilidade BNCC: Ciências – (EF05CI05).

15. Exposição de Arte: Organizar uma exposição onde os alunos apresentam suas obras utilizando cores primárias e secundárias, promovendo a apreciação artística e a crítica. Habilidade BNCC: Arte – (EF15AR08).