15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre variação linguística

A primeira atividade proposta é a análise de dialetos. Os alunos podem pesquisar diferentes dialetos do português falado no Brasil, como o gaúcho, o nordestino e o carioca. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01, que envolve a análise e a reflexão sobre as variações linguísticas em diferentes contextos sociais.

A segunda ideia é a criação de um dicionário de gírias. Os estudantes podem coletar gírias usadas em suas comunidades e organizá-las em um dicionário. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP02, que trata da identificação e uso de diferentes registros da língua.

A terceira atividade é a produção de um podcast sobre variação linguística. Os alunos podem entrevistar pessoas de diferentes regiões e discutir como a linguagem varia. Essa atividade atende à habilidade EF15LP03, que envolve a produção de textos orais em diferentes contextos.

A quarta ideia é a análise de letras de músicas. Os alunos podem escolher músicas de diferentes regiões do Brasil e analisar como a letra reflete a variação linguística. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP04, que envolve a interpretação de diferentes gêneros textuais.

A quinta atividade é a criação de histórias em quadrinhos que representem diferentes variações linguísticas. Os alunos podem criar personagens que falam de maneiras distintas, abordando a habilidade EF15LP05, que trata da produção de textos visuais e escritos.

A sexta ideia é a realização de debates sobre a importância da variação linguística. Os alunos podem se dividir em grupos e discutir os impactos sociais e culturais da diversidade linguística, alinhando-se à habilidade EF15LP06, que envolve a argumentação em diferentes contextos.

A sétima atividade é a pesquisa sobre expressões regionais. Os alunos podem investigar expressões típicas de suas regiões e apresentá-las em sala de aula. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP07, que envolve a pesquisa e a apresentação de informações.

A oitava ideia é a criação de um mural colaborativo com exemplos de variação linguística. Os alunos podem trazer frases que representam diferentes modos de falar e expô-las em um mural. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP08, que trata da produção de textos coletivos.

A nona atividade é a análise de contos folclóricos de diferentes regiões. Os alunos podem ler e discutir como a linguagem varia em contos tradicionais. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP09, que envolve a leitura e interpretação de narrativas.

A décima atividade é a realização de uma feira cultural, onde os alunos podem apresentar diferentes aspectos da cultura linguística de suas regiões. Essa atividade atende à habilidade EF15LP10, que envolve a valorização da diversidade cultural e linguística.