15 Ideias de Atividades (BNCC) língua portuguesa 3º ano ensino fundamental

1. Produção de Texto: Criação de Histórias em Quadrinhos

Nesta atividade, os alunos devem criar uma história em quadrinhos utilizando personagens e enredos que eles mesmos inventam. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de narrar histórias. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01, que aborda a produção de textos orais e escritos em diferentes gêneros.

2. Leitura e Interpretação: Análise de Poemas

Os alunos irão ler e interpretar poemas de autores brasileiros, discutindo os sentimentos e as imagens que as palavras evocam. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP02, que foca na leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.

3. Jogo de Rimas: Criando Versos

Os estudantes participarão de um jogo de rimas, onde deverão criar versos que rimem com palavras escolhidas aleatoriamente. Essa atividade promove a consciência fonológica e está relacionada à habilidade EF15LP03, que trata da produção de textos poéticos.

4. Debate: Temas do Cotidiano

Organizar um debate em sala de aula sobre temas do cotidiano, onde os alunos devem argumentar e defender suas opiniões. Essa atividade desenvolve a habilidade de argumentação e está alinhada à habilidade EF15LP04, que aborda a oralidade e a argumentação.

5. Criação de Cartazes: Campanha de Leitura

Os alunos criarão cartazes para uma campanha de incentivo à leitura, utilizando frases de efeito e ilustrações. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de comunicação visual, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que trata da produção de textos publicitários.

6. Contação de Histórias: A Arte de Narrar

Promover uma sessão de contação de histórias, onde os alunos poderão narrar contos que escolheram ou criaram. Essa atividade desenvolve a oralidade e a habilidade de escuta, conforme a habilidade EF15LP06, que aborda a produção e a recepção de narrativas.

7. Análise de Contos: Identificando Elementos Narrativos

Os alunos irão ler contos clássicos e identificar os elementos narrativos, como personagens, enredo e moral da história. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP07, que foca na análise de diferentes gêneros narrativos.

8. Criação de Dicionário Ilustrado

Nesta atividade, os alunos criarão um dicionário ilustrado com palavras novas que aprenderam, acompanhadas de desenhos. Essa atividade estimula o vocabulário e está relacionada à habilidade EF15LP08, que trata do uso de dicionários e glossários.

9. Jogo de Palavras: Caça-Palavras Temático

Os alunos participarão de um caça-palavras com palavras relacionadas a um tema específico estudado em sala. Essa atividade desenvolve o reconhecimento de palavras e está alinhada à habilidade EF15LP09, que aborda a leitura e a escrita de palavras em diferentes contextos.

10. Produção de Vídeos: Resumo de Livros

Os alunos deverão produzir um vídeo curto resumindo um livro que leram, apresentando os principais pontos da história. Essa atividade estimula a síntese de informações e está relacionada à habilidade EF15LP10, que trata da produção de textos multimídia.