15 Ideias de Atividades (BNCC) a criação do mundo

1. Criação de Mapa Mundi

Os alunos podem criar um mapa mundi utilizando materiais recicláveis, como papelão e tintas. Essa atividade estimula a criatividade e o entendimento sobre a geografia do mundo. A habilidade BNCC correspondente é GEOGRAPHY: EF02GE01, que aborda a representação do espaço geográfico.

2. Contação de Histórias sobre a Criação do Mundo

Promova uma roda de contação de histórias onde cada aluno pode narrar uma versão da criação do mundo, inspirando-se em mitologias diversas. Essa atividade desenvolve a habilidade de comunicação e interpretação, alinhada à habilidade LANGUAGE: EF15LP01.

3. Experiência Científica: Formação de Planetas

Realize uma experiência científica que simule a formação de planetas utilizando materiais como farinha, água e corantes. Os alunos poderão observar como diferentes elementos se combinam para formar um corpo celeste. Essa atividade está relacionada à habilidade SCIENCE: EF04CI01, que trata da observação e experimentação.

4. Criação de um Diário da Terra

Os alunos podem criar um diário onde registram as mudanças que observam na natureza ao longo das estações do ano. Essa atividade promove a observação e a reflexão sobre o meio ambiente, alinhando-se à habilidade ENVIRONMENT: EF02CI03.

5. Desenho da Linha do Tempo da Criação

Os alunos podem elaborar uma linha do tempo ilustrando as etapas da criação do mundo segundo diferentes culturas. Essa atividade estimula a pesquisa e a organização do conhecimento, relacionada à habilidade HISTORY: EF02HI01.

6. Criação de um Jogo de Tabuleiro sobre a Terra

Os alunos podem desenvolver um jogo de tabuleiro que ensine sobre a formação da Terra e seus continentes. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a aplicação de conhecimentos geográficos, alinhada à habilidade GEOGRAPHY: EF02GE02.

7. Apresentação de Projetos sobre Ecossistemas

Os alunos podem pesquisar e apresentar projetos sobre diferentes ecossistemas do planeta, destacando a importância da biodiversidade. Essa atividade está relacionada à habilidade SCIENCE: EF04CI02, que aborda a diversidade da vida.

8. Criação de um Mural sobre a História da Terra

Os alunos podem criar um mural colaborativo que represente a história da Terra, desde sua formação até os dias atuais. Essa atividade estimula a criatividade e a colaboração, alinhada à habilidade HISTORY: EF02HI02.

9. Simulação de um Ecossistema

Realize uma simulação de um ecossistema em sala de aula, onde os alunos podem representar diferentes seres vivos e suas interações. Essa atividade promove a compreensão das relações ecológicas, relacionada à habilidade SCIENCE: EF04CI03.

10. Debate sobre Sustentabilidade e Criação do Mundo

Organize um debate sobre a importância da sustentabilidade na preservação do planeta, relacionando com a criação do mundo. Essa atividade desenvolve habilidades de argumentação e pensamento crítico, alinhada à habilidade LANGUAGE: EF15LP02.